Jovens disputam em Coruche títulos mundiais de Pesca Desportiva (com Fotos)

3 Agosto 2023, 21:18 Não Por João Dinis

Cerca de 250 jovens pescadores, das categorias sub-15, sub-20 e sub-25, vão este fim-de-semana disputar os títulos mundiais, no Campeonato do Mundo de Pesca de Jovens, que se realizará na pista de pesca do Rio Sorraia, em Coruche.

Jovens entre os 6 e os 25 anos de idade, integram as 12 seleções representativas da Alemanha, Croácia, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, França e Irlanda, que deste segunda-feira estão em Coruche, nos treinos oficiais para preparar as provas que se realizam a 5 e 6 de agosto.

Esta quinta-feira, 3 de agosto, teve lugar a cerimónia de abertura da competição, com a receção das equipas na Praça de Água no Parque do Sorraia, onde foram também ouvidos os hinos de cada país participante.

Presente na cerimónia esteve o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que destacou a importância do desporto no coletivo português, bem como o trabalho realizado pela Câmara Municipal de Coruche e a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, na projeção da modalidade em Portugal.

João Paulo Correia salientou ainda o facto de Portugal ter atualmente cerca de 980 mil desportistas federados, o que traduz bem o trabalho que tem sido realizado pelo Governo na promoção das mais diversas atividades desportivas.
De acordo com o governante, o ano de 2022 foi aquele em que Portugal recebeu mais eventos desportivos internacionais, “o que atesta o trabalho feito pelo Governo, mas também pelas autarquias, quer na construção de equipamentos desportivos, quer na organização de eventos”, disse.

Para Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, receber um evento internacional e com tantos jovens é sempre uma honra, demonstrando uma vez mais toda a disponibilidade para apoiar as federações que pretendam realizar eventos de grande envergadura em Coruche.
O autarca aproveitou ainda a ocasião para enaltecer o trabalho da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, que tem permitido que Coruche acolha pelo segundo ano consecutivo mais uma competição internacional da modalidade.

Carlos Baptista, Presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, referiu que o rio Sorraia foi o escolhido para a competição por se tratar de uma “referência” no plano da pesca desportiva, elogiando a vila de Coruche como anfitriã de provas internacionais da modalidade. Carlos Baptista considera a zona ribeirinha de Coruche “um cenário de rara beleza no Ribatejo”, ideal para acolher “o maior acontecimento mundial das referidas categorias e modalidade em 2023”.

O responsável pela modalidade em Portugal aproveitou também a presença do Secretário de Estado, para apresentar alguns números da modalidade, que acredita que com apoio governamental possa ter ainda um maior crescimento.´

No próximo sábado e domingo, entre as 8 e as 14 horas, os jovens vão estar ao longo de todo o rio Sorraia a disputar as provas, que consagrarão os campeões do mundo.
A cerimónia de encerramento realizar-se-á pelas 19 horas de domingo, 6 de agosto.

________________

_____________________

_____________________