Jovens de Mora passam férias a proteger floresta

29 Julho 2023, 18:49 Não Por João Dinis

Cerca de duas dezenas de jovens do concelho de Mora iniciaram esta semana o projeto Patrulha Verde 2023, que os colocará durante as férias escolares a proteger a floresta do concelho.

Em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), os Bombeiros Voluntários, a Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, e a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção, o Município de Mora leva a efeito o projeto de voluntariado Patrulha Verde 2023, que criou equipas que diariamente vão monitorizar a floresta em redor de Mora.

“Em equipas, os jovens do Concelho inscritos neste projeto vão, ao longo deste verão, no período considerado crítico vigiar, limpar e sensibilizar”, salienta a autarquia de Mora.

Um dos pontos de vigia é a Torre situada na Herdade da Madre Deus, onde em duplas os jovens vão estando vigilantes e alerta, informando a cada ocorrência que vislumbrem, como foi o caso de um foco de incêndio ocorrido esta sexta-feira.

Para além dos vigilantes da torre, existem também as patrulhas móveis, que para além da limpeza de alguns de pontos específicos, percorrem cada localidade do Concelho e atuam junto da população com a entrega de flyers informativo.com o objetivo de sensibilizar e despertar consciências para a necessidade premente de se proteger um bem tão precioso como é a natureza.

Para o Município de Mora este é um projeto de relevo. Para além de contribuir para a ocupação e formação dos jovens, a área verde do Concelho estará salvaguardada, na medida do possível, e a mensagem de sensibilização será transmitida a toda a população.

____________________