Jovem de Salvaterra detido por suspeitas de abuso sexual de menores

23 Janeiro 2020, 14:28 Não Por Redacção

Um jovem de 19 anos, foi detido pela Policia Judiciária, no concelho de Salvaterra de Magos, por suspeita de da prática dos crimes de abuso sexual de crianças e de pornografia de menores, na posse do qual foram encontrados milhares de ficheiros multimédia – imagem e vídeo – de crianças em práticas sexuais explícitas.

A detenção foi executada pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no cumprimento de mandados de detenção emitidos pela 3ª. Secção do DIAP de Aveiro.

Segundo a PJ, “o suspeito conhecia os menores na sequência da interação proporcionada pelos videojogos jogados na Internet, principalmente os multijogadores do conhecido Fortnite.”

A Judiciária adianta ainda que “privilegiando os contactos com os mais jovens, interagia depois com eles individualmente através da aplicação WathsApp e das redes sociais Facebook e Instragam. Criada esta relação de proximidade, instava os menores a filmarem-se com o telemóvel enquanto praticavam atos sexuais de relevo, vídeos esses que depois as crianças lhe enviavam através daquelas plataformas de comunicação.”

“Tais ficheiros, para além de servirem a própria satisfação sexual do suspeito, eram também partilhados por ele com outros internautas. Por outro lado, para ocultar e dissipar o rasto digital da sua atividade delituosa, criava e enviava instruções aos menores, ensinando-lhes a apagar quer a gravação dos vídeos que lhe enviavam, quer os registos digitais gerados pelas comunicações entre ele e as vítimas.”, adiantou ainda a força policial.

O suspeito desenvolvia este seu comportamento predatório a partir de casa, numa freguesia do concelho de Salvaterra de Magos, local onde, no âmbito de busca

________________

________________________