José Noras toma posse como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém

13 Janeiro 2024, 12:45 Não Por André Azevedo

José Noras foi tomou posse como provedor da Santa Casa da Misericórdia para o quadriénio 2024-2027, substituindo Hermínio Martinho, que passa a integrar a Mesa da Assembleia Geral da instituição. O ex-presidente da Câmara de Santarém reuniu 95% dos votos. A cerimónia teve lugar na tarde de sexta-feira, na Igreja da Misericórdia, em Santarém.

O novo provedor da Santa Casa da Misericórdia destacou três vertentes para o trabalho futuro da instituição: o apoio social, os cuidados de saúde e a luta contra a pobreza. A missão de apoiar crianças, jovens, idosos e pessoas em risco de exclusão social, sendo, de resto, a missão da Santa Casa da Misericórdia.

Na área da saúde, propõe parcerias para assegurar que a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração se assume como principal resposta na área, promovendo um modelo de serviços centrado nos utentes, assim como a melhoria contínua da qualidade de vida dos seus utentes.

No que diz respeito ao património, José Miguel Noras assume o compromisso de preservar e valorizar o vasto património histórico-cultural da Misericórdia. Para tal, incentivará estudos, investigações e publicações sobre o significado histórica do património artístico, arquivístico e religioso, considerando a possível classificação como “bem de interesse nacional”.

José Noras promete a continuação do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas várias valências de apoio à comunidade e na preservação e na rendibilização dos prédios existentes, estimulando os cidadãos que legaram património imobiliário à Santa Casa, com a garantia da sua permanência no cadastro privado dos bens desta”.

Além da ligação com a continuidade do trabalho desenvolvido até então, José Noras almeja ainda “juntar aos pergaminhos do passado as marcas do futuro”.

A nova gestão destacou que nenhum membro será remunerado, trabalhando “pro bono” com o objectivo de mobilizar esforços consolidar financeiramente a Santa Casa. Promete ainda dar continuidade aos projectos inovadores lançados pela anterior Mesa Administrativa.

Das inovações propostas, destaca-se a criação do Prémio Escolar António Pena Monteiro, que reconhece o esforço dos colaboradores e promove a satisfação profissional dos mesmos. O compromisso com a Universidade de Terceira Idade de Santarém e a organização do Festival de Órgãos Históricos são exemplos de iniciativas que visam dinamizar a cultura e a educação na comunidade.

A nova admnistração é composta por:

MESA ADMINISTRATIVA

José Miguel Correia Noras (provedor)

Maria de Lurdes Esteves Asseiro da Luz (vice-provedora)

Susana Cristina Coelho da Silva Pita Soares

Fernando Gonçalves Ribeiro Trindade

Jorge Manuel Milheiro Segundo dos Santos

Gonçalo Maria Pereira Rego Sepúlveda

Ricardo Jorge Figueiredo Segurado

Marta Maria de Oliveira de Avillez Mascarenhas

João Miguel Resende Fonseca de Oliveira

Maria da Conceição Martins Matos

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Hermínio Paiva Fernandes Martinho (presidente)

Nuno Tiago dos Santos Russo

João Carlos Véstia Arsénio

CONSELHO FISCAL

João Sanches Peres (presidente)

Gonçalo Bernardes Silva Rosa Eloy

Rui Manique de Brito

Vitor Manuel Silva Labrincha

Carlos Manuel Vasques Teixeira Correia dos Reis

________________

_____________________

_____________________