
João Marques é candidato à Câmara Municipal de Mora pelo Movimento Autárquico de IndependenteS (MAIS)
17 Fevereiro 2025, 10:18João Marques, natural de Mora, de 38 anos, licenciando em Marketing, pós-graduado em Ciências da Comunicação e atualmente a frequentar um mestrado em Políticas Públicas e Projetos, anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Mora pelo MAIS – Movimento Autárquico de IndependenteS.
Com uma longa experiência na Administração Pública desde 2009, João Marques exerce, desde 2014, funções de Técnico Superior no Gabinete de Comunicação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), onde tem desempenhado atividades ligadas à gestão, marketing e comunicação.
Figura ativa na sociedade local, João Marques refere que tem um forte envolvimento com o associativismo, tendo sido Bombeiro Voluntário e assumindo atualmente vários cargos em organizações do concelho. É Presidente da Associação Divulgação Cultural de Mora (ADCM), Vice-Presidente da Juventude Morense Andebol Clube (JMAC) e Tesoureiro da Direção da Associação Mora Mundus.
Na política local desde 2021, “desempenhou temporariamente o cargo de Vereador da Câmara Municipal de Mora, onde liderou diversos projetos, como a reestruturação da Prova do Vinho Novo de Cabeção, a realização do Prémio Cinco Estrelas em Mora, o Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento 2025, o Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa e a Aldeia Natal das Brotas”, refere em comunicado.
Ao aceitar liderar a candidatura do MAIS, João Marques destaca a importância de um projeto independente para o concelho: “O desafio de avançar com um projeto independente demonstra a responsabilidade que TODOS estamos a assumir para com o concelho. Os partidos políticos foram esgotando a capacidade de fazer melhor e o projeto que agora se dá a conhecer é fruto da nossa própria capacidade e vontade de fazer MAIS pela comunidade local”.
Como principais eixos estratégicos, o candidato defende uma aposta forte na criação de habitação, na coesão territorial entre as freguesias, em incentivos para a fixação dos jovens, no desenvolvimento socioeconómico alinhado com a qualidade de vida e num turismo mais sustentável e dinâmico.
João Marques conclui afirmando que “Aquilo que estamos a fazer é colocar à disposição de todos os nossos amigos e amigas, aquilo que somos e aquilo que de melhor temos para dar, ou seja, a nossa capacidade crítica, o nosso conhecimento profissional, a nossa maneira de ser”.