João Macedo sagra-se Vice-campeão nacional de ciclismo em sub-23

24 Junho 2023, 19:38 Não Por Redacção

O jovem ciclista coruchense João Macedo, corredor da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, sagrou-se Vice-campeão nacional de ciclismo, na categoria sub-23, na prova de fundo que se realizou em Mogadouro.

João Macedo foi apenas batido por Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), que realizou os 141 quilómetros da prova 2.05 minutos mais rápido que o atleta de Coruche.

Em terceiro lugar ficou o colega de equipa de Macedo, Alexandre Montez.

Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo a vitória do sub-23 de primeiro ano aconteceu após uma cavalgada solitária de mais de 35 quilómetros. Gonçalo Tavares esteve muito ativo ao longo de toda a prova. Integrou a cabeça de corrida na companhia de João Macedo (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e de Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor), que se haviam isolado com cerca de 50 quilómetros percorridos.

Gonçalo Tavares juntou-se ao duo frente quando o conta quilómetros marcava 68 mil metros percorridos. As movimentações foram-se sucedendo e os principais candidatos ao triunfo acabaram por juntar-se ao trio da frente, formando um grupo de doze unidades, a 40 quilómetros do final.

Esta situação de corrida durou pouco. João Macedo voltou a atacar, mas teve resposta pronta de Gonçalo Tavares. O corredor natural de Proença-a-Nova respondeu prontamente e, na fase mais dura do circuito, isolou-se para não voltar a ser alcançado pela concorrência.

Pedalou isolado durante mais de 35 quilómetros, cortando a meta ao fim de 3h38m37s de corrida (média de 38,7 km/h). João Macedo, que também fez uma corrida de grande qualidade e muito ofensiva, conseguiu a segunda posição, a 2m05s do vencedor. O terceiro foi outro corredor da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Alexandre Montez, a 2m48s.

____________________