Anúncio 0

João Ferreira vence etapa histórica no bp Ultimate Rally Raid Portugal que partiu de Coruche

Por 

Anúncio 1
Anúncio 2

O português João Ferreira (Toyota Hilux T1+ Evo) brilhou na etapa mais longa do bp Ultimate Rally Raid Portugal, impondo-se aos grandes nomes do todo-o-terreno mundial. O piloto de Leiria chegou a Badajoz com uma vantagem de 3m24s sobre o sul-africano Saood Variawa (Toyota), conquistando a sua primeira vitória numa etapa da categoria principal do Mundial de Rally-Raid.

“Foi um dia muito longo e difícil. Tivemos alguma dificuldade na entrada em Espanha e em encontrar um bom ritmo. Mesmo assim, ganhámos tempo aos nossos adversários e estou bastante satisfeito com a nossa performance”, afirmou João Ferreira, que saiu de Grândola em terceiro lugar e terminou a jornada na liderança da prova.

Nos carros, a Toyota manteve o domínio, ocupando as três primeiras posições, com a Ford a tentar aproximar-se. O francês Sébastien Loeb (Dacia) é o melhor colocado da sua equipa, em 7.º lugar, após perder 14 minutos a reparar a suspensão do seu Sandrider. Já Nasser Al Attiyah viu o esforço gorado devido a problemas mecânicos, enquanto o vencedor do Dakar 2025, Yazeed Al Rajhi (Toyota), capotou e abandonou.

Na categoria Challenger, Mattias Ekström (Can-Am XRS), que liderava, desistiu por avaria, abrindo caminho ao triunfo do português Gonçalo Guerreiro (Taurus Evo Max), agora líder. “Dia duro e muito exigente para os pneus. Tive de fazer alguma gestão, mas consegui uma etapa limpa”, disse o piloto. Nos SSV, João Dias (Polaris RZR) também venceu e assumiu a liderança, enquanto Alexandre Pinto reforçou a sua vantagem na luta pelo título mundial.

Nas motos, a dureza da etapa deixou marcas. O australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally) voltou a destacar-se, vencendo por apenas 4 segundos sobre o espanhol Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally), após 429 quilómetros cronometrados. “Dia muito longo. Os últimos 60 km em Espanha estavam muito escorregadios, mas foi bastante divertido”, comentou Sanders. Ricky Brabec (Honda) terminou em terceiro, com dificuldades nos pneus.

Destaque para Bruno Santos (Husqvarna FR450 Rally), que assinou uma excelente prestação, concluindo a etapa em 7.º lugar e subindo ao 2.º posto da categoria Rally2. “Arranquei bem e estive sempre ao ataque, apesar do pó de outros pilotos”, explicou. Também Gonçalo Amaral (Honda) brilhou, sendo 2.º classificado na categoria Rally3.

A dureza da prova provocou várias desistências, entre elas as do campeão do mundo Ross Branch (Hero), após queda aparatosa, e de Adrien Van Beveren (Honda), lesionado num acidente.

A terceira etapa realiza-se esta sexta-feira, com partida e chegada a Badajoz. Serão 511 km no total, dos quais 308 km cronometrados, num percurso rápido e espetacular, que inclui areia ao estilo dos grandes rally-raids internacionais. O público poderá visitar o bivouac de Badajoz entre as 18h e as 23h (hora espanhola).

Classificação após a 2ª etapa Autos 
1º João Ferreira (Toyota Hilux T1+ Evo), com 5h.35,04 (1º português) 
2º Saood Variawa (Toyota Hilux T1+ Evo), a 3m.24 
3º Lucas Moraes (Toyota Hilux T1+ Evo), a 3m.46 
4º Carlos Sainz (Ford Raptor T1+), a 5m.20 
5º Henk Lategan (Toyota Hilux T1+ Evo), a 5m.27 

Classificação após a 2ª etapa Motos 
1º Daniel Sanders (KTM 450 Rally), com 5h.55,35 
2º Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally), a 1m.36 
3º Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally), a 7m.18 
4º Lorenzo Santolino (Sherco 450 SEF Rally), a 15m.25 
5º Edgar Canet (KTM 450 Rally), a 10m.39 (1º Rally2) 
6º Bruno Santos (Husqvarna FR450 Rally), a 15m.37 (1º português) 

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 7
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]
Anúncio 1