João Coelho embala para final dos 400 metros com recorde nacional

2 Março 2024, 10:39 Não Por Lusa

O atleta português João Coelho disse hoje que atingir a final dos Mundiais de pista coberta é “um sonho” realizado, após bater o recorde nacional dos 400 metros duas vezes, o segundo com marca inferior aos 46 segundos.

Depois de ter dito, na projeção ao evento em curso, que se sentia capaz de bater o recorde de 46,51 segundos que fixara nos Europeus de 2023, em Istambul, o velocista de 24 anos concluiu a eliminatória em 46,35 segundos e apurou-se para a final com uma marca de 45,98 segundos nas meias-finais, quando está a participar pela primeira vez nos Mundiais.

“Não tenho palavras para descrever este momento. Não vejo melhor ocasião para fazer um recorde pessoal abaixo dos 46 segundos. Uma final é um sonho. Ainda não estou em mim, na minha primeira participação num campeonato do mundo ‘indoor’. Fico muito satisfeito com o que tenho feito até agora”, disse aos jornalistas, após as meias-finais.

Questionado sobre objetivos para a final de sábado, agendada para as 21:10, o atleta natural de Vila Franca de Xira, já apurado para o Europeu ao ar livre de Roma, em junho, e para Paris2024, entre 26 de julho e 11 de agosto, frisou que espera “continuar a evoluir e a crescer” para ter um lugar “na história”.

“Só espero continuar a evoluir e a crescer, porque gosto realmente do que faço. Gostava muito de, um dia, correr na marca dos 43 segundos ou uma final dos Jogos [Olímpicos], algo que me deixasse na história”, referiu.

O outro atleta luso presente nas meias-finais, Omar Elkhatib, mostrou-se “feliz com a prestação” na primeira participação nos Mundiais de pista coberta, apesar de ter corrido na pista 1, uma “pista má”, e concluído a prova em 47,78 segundos, tempo que o deixou de fora da final.

________________

_____________________

_____________________