Janeiro decisivo para aspirações do União de Santarém à subida de divisão

3 Janeiro 2025, 16:21 Não Por André Azevedo

O União Desportiva de Santarém regressa à competição em 2025 com um embate caseiro contra o 1.º de Dezembro em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga 3, agendado para domingo, 5 de janeiro, às 15h00. A equipa de Santarém que assumiu o objetivo de alcançar a subida tem vida complicada neste arranque de 2025, vendo-se praticamente obrigada a vencer todos os embates

Os escalabitanos querem regressar à competição conforme terminaram, após uma vitória por três bolas a zero na deslocação ao reduto do Caldas, que pôs fim a uma série de meia dúzia de jogos sem conseguir a vitória. Os últimos três pontos amealhados pelos encarnados de Santarém tinha sido no terreno do Oliveira do Hospital, no jogo que antecedeu a eliminação da Taça de Portugal, à mercê do primeiro divisionista Moreirense.

A série negativa beliscou a ambição unionista de alcançar a fase de subida ao segundo escalão do futebol nacional, já que a equipa passa a estar dependente da conjugação de resultados dos adversários para o conseguir, embora não se tenha tornado uma caminhada impossível, por enquanto, mas fica praticamente obrigada a ganhar os quatro encontros restantes até ao final da primeira fase da prova.

O 1.º de Dezembro, próximo adversário dos unionistas (5 de janeiro, às 15h00), é segundo classificado, somando 24 pontos, mais seis que o UDS. Os unionistas estão na sexta posição, mas distam apenas quatro pontos do quarto classificado (posição que já dá acesso à fase de subida), “Os Belenenses”, que defrontam a 12 de janeiro. Os últimos dois adversários estão, para já abaixo do UDS na tabela classificativa. A 19 de janeiro o UDS recebe o lanterna vermelha SC Lusitânia, e encerra o mês (e a primeira fase da Liga 3), com uma deslocação à Serra da Estrela, para enfrentar o Sporting da Covilhã.

Caso consiga atingir, no mínimo, o quarto lugar, a fase de subida é disputada num grupo de 8 equipas composto pelos quatro primeiros de cada série (A e B). Os primeiros dois classificados do grupo têm apuramento direto para a segunda liga, e o terceiro disputa o play-off de acesso. Num cenário menos feliz, os unionistas disputam a manutenção com os seis classificados da sua série (B), num sistema de duas voltas, caindo os dois últimos para o Campeonato de Portugal.

Em 14 partidas disputadas na Liga 3 o UDS somou 18 pontos, distribuídos por cinco vitórias e três empates, tendo sofrido seis derrotas. Foram faturados 19 golos pelo plantel escalabitano e foram sofridos 17.

____________________

____________________