O ISLA Santarém inaugurou esta quarta-feira, 17 de Setembro, uma residência para estudantes no centro histórico da cidade, junto à Igreja de São João do Alporão, num investimento a rondar o milhão e meio de euros.
A residência vai albergar 35 alunos, e conta com várias comodidades como cozinha, lavandaria, estacionamento, vários espaços comuns, um pátio exterior no primeiro andar e um amplo jardim.
A inauguração contou com a presença do ministro a Educação, Fernando Alexandre, do presidente da Câmara de Santarém, João Leite, do administrador do ISLA Santarém, Manuel Damásio, do presidente do ISLA Santarém, Domingos Martinho, e da delegada do administrador, Filipa Martinho, entre outras individualidades do concelho.
O presidente da Câmara, João Leite, saudou o ISLA pela iniciativa que requalificou mais um edifício no centro histórico da cidade dando paralelamente resposta às necessidades dos alunos do ensino superior escalabitano. O autarca referiu ainda que este é o exemplo que as instituições públicas, em parceria com as privadas, devem dar aos cidadãos, de forma a incentivá-los à requalificação das habitações privadas decadentes que preenchem o Centro Histórico da Cidade.
O Ministro da Educação afirmou hoje que a taxa de execução do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior se situa nos 25%, sublinhando que até 2026 o país contará com “mais 11 mil camas e 90 novas residências”.
“Em 2026, vamos ter mais 11 mil camas em todo o país e 90 novas residências face a 2020 ou 2021. Será uma mudança muito significativa, não só em quantidade, mas também em qualidade, com infraestruturas mais modernas e adequadas às necessidades dos estudantes”, referiu o Fernando Alexandre.













