Investimento único na região para construir Resort de luxo em Samora Correia

17 Abril 2024, 9:00 Não Por João Dinis

A paixão e entusiasmo com que Pedro Alves nos transmitiu as novidades que a empresa que administra tem para o concelho de Benavente, não deixam dúvidas que o Life Plan Resort será em breve um dos maiores projetos da região e uma mais valia para a freguesia de Samora Correia.

Com um investimento estimado de Mil Milhões de Euros, a Life Plan Resorts (LPR) propõe-se construir na Herdade da Vargem Fresca um verdadeiro Resort de luxo para reformados, cujos “rendimentos recorrentes acima dos 100 mil euros anuais e património líquido acima de 1 ou 1,5 Milhão de euros”, explica ao NS Pedro Alfarroba Alves, CEO da LPR, recebendo-nos no espaço onde decorrem já algumas intervenções.

Apesar deste rendimento poder parecer inatingível para muita da população portuguesa, Pedro Alves salienta que está perfeitamente ao alcance de “um casal de professores franceses, ou até de muitos lisboetas com algum património”, pelo que a empresa considera que o target será facilmente atingido.

A Herdade da Vargem Fresca será totalmente transformada num verdadeiro paraíso, mas sempre “no respeito pelo que a natureza nos dá”, refere o responsável, que diz ainda que o espaço estará preparado para receber pessoas acima dos 55 anos, mas sobretudo pessoas a partir dos 60-65 anos.

O espaço como agora o conhecemos será totalmente revitalizado e aquilo que são algumas construções existentes do anterior projeto será transformado numa “comunidade sénior”, tendo ao seu dispor as mais diversas valências para cobrir “todas as suas necessidades”, explica-nos o CEO da LPR.

“O espaço pretende cobrir todas as necessidades que as pessoas, quando atingem a sua idade ou estão pré a atingir a sua idade de reforma, possam ambicionar desfrutar desses período de vida”, pelo que este “não é um espaço para as pessoas virem quando já estão dependentes, muito pelo contrário, é um espaço que está pensado, e com serviços, para que as pessoas possam, no momento em que se está a aproximar a sua idade da reforma”, e possam “desfrutar daquilo que foi o esforço que a vida lhes exigiu e que, nesta fase, podem usufruir de determinados serviços”, que no LPR tocam em quatro pilares, “bem-estar físico, o bem-estar social, o bem-estar de saúde e o bem-estar espiritual”, segundo Pedro Alves.

Para contemplar esses quatro pilares, nos 530 hectares da herdade, além de 1400 unidades de alojamento, entre apartamentos de T1 a T3 e moradias, serão também edificados, um hotel, espaços de restauração, áreas médicas, um espaço central de que fará parte um Clube com 150 modalidades disponíveis e que, será aberto à comunidade do concelho de Benavente, cinema, lojas comerciais, uma área de dependências para acompanhar o envelhecimento dos residentes, dois campos de golfe e uma extensa área de atividades de natureza.

Projeto nasceu no Algarve e encontrou porto de abrigo em Benavente

O projeto Life Plan Resorts teve o seu arranque no Algarve, onde Pedro Alves residia e conheceu Jack Shevel, um médico sul-africano, com larga experiência na área e que nos últimos anos tem investido no sector imobiliário.
“O projeto no Algarve arrancou em 2018”, começa por explicar Pedro Alves, que refere que na altura em que conheceu Jack Shevel, quando este inaugurou uma unidade hoteleira em Vila Real de Santo António, começou a perceber que ambos tinham a mesma visão.

As pessoas em idade de pré-reforma, sobretudo de países como França, Inglaterra, Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Itália e Espanha, mas também África do Sul e Brasil, procuram o nosso país, para viver, principalmente numa lógica de turismo residencial, mas quando começam a ficar “dependentes” são forçados a regressar ao seu país de origem, pois não existia uma resposta adequada às suas necessidades.

E foi a partir dessa ideia, que Pedro Alves e Jack Shevel desenvolveram o projeto LPR. Enquanto esperavam pela resposta do Município de Vila Real de Santo António, surgiu em 2021 a proposta da Herdade da Vargem Fresca, que adquiriram em 2022, e onde durante todo o ano 2023 trabalharam no projeto de arquitetura.

Enquanto continuam à espera da resposta de Vila Real de Santo António, o concelho de Benavente toma a liderança de um projeto que poderá receber entre duas a três mil pessoas que procurem “um resort e permita às pessoas continuarem a viver em Portugal”.

Clube e valências médicas e assistenciais ao serviço da comunidade

O projeto Life Plan Resort prevê a criação de um Clube – Associação LPR Clube Benavente, que pretende integrar a comunidade do concelho de Benavente no respectivo projeto.

Na zona central do LPR vão existir vários equipamentos que vão estar ao dispor da comunidade, como “sete restaurantes, vários bares, cinema, spa, lojas”, bem como serão promovidas várias atividades, como pintura, olaria, numismática, arqueologia, xadrez, entre outras, que podem ser integradas pela população do concelho de Benavente, ou de outros concelhos limítrofes.

Apoio da Câmara Municipal de Benavente foi imprescindível

Pedro Alves considera que a disponibilidade demonstrada pela Câmara Municipal de Benavente foi fundamental para que estes também ganhassem a confiança necessária para avançar com o LPR em Benavente.

“Houve uma reunião com o município de Benavente, em que nos foi exposto em que situação estavam os instrumentos de gestão territorial que se aplicam a este território”, “em 2019 foi aprovado o novo PDM do município de Benavente, que classifica e tem um artigo específico também para esta propriedade, mas classifica este esta propriedade como terreno urbano, o que é uma vantagem para nós, porque simplifica a transformação do loteamento”, explica-nos o CEO da LPR.

Existiu posteriormente uma reunião mais abrangente “com o Executivo, e depois com todo o Executivo, toda a Câmara Municipal, todos os partidos”, onde foi apresentado o projeto, que pretende ser um parceiro “de longo prazo com o município de Benavente, com as pessoas de Benavente.”
“Não somos um parceiro de curto prazo, o nosso projeto é para qualificar o espaço que nos foi possibilitado adquirir e que nos foi possibilitado poder gerir”, afirma Pedro Alves, que considera que esta parcela do concelho de Benavente “é um diamante que temos aqui e o que nós queremos é lapidar esse diamante”.

Numa conversa de mais de hora e meia, Pedro Alfarroba Alves abordou ainda muitos outros temas, do projeto e do concelho de Benavente que o NS trará a público nos próximos dias.
Saiba o que o gestor do maior projeto, em termos monetários, a ser implementado no concelho de Benavente, pensa sobre a gestão do território ou o novo Aeroporto e a sua localização, entre outros temas.

________________

_____________________

_____________________