Investimento privado em Santarém vai ultrapassar os 400M de euros em 2025

19 Novembro 2024, 14:11 Não Por André Azevedo

A atração de investimento privado para o concelho de Santarém tem sido uma das prioridades do executivo municipal e o trabalho feito nesse sentido tem mostrado frutos, com vários operadores nacionais e internacionais, de múltiplas áreas, a escolher a capital ribatejana como local de investimento.

No total, os investimentos previstos e em curso no município somam mais de 411 milhões de euros, dos quais 201 milhões já estão em execução, e 210 milhões têm início previsto para 2025.

“O Município de Santarém posiciona-se, cada vez mais, como um agente impulsionador do desenvolvimento económico local. Assim, dando continuidade à sua política de promoção da competitividade territorial, temos bem definido o plano de ação que tem vindo aumentar a notoriedade do Concelho perante os investidores privados.” afirma João Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Entre os principais investimentos previstos e em execução no concelho de Santarém, destaca-se o projeto Fresh 52, um investimento de 85 milhões de euros que será a primeira fábrica de cenouras baby da Europa, localizada na Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes. Também em fase de licenciamento está a Nova Base Logística Magna, prevista para a Freguesia de Almoster, com um valor de 125 milhões de euros, reforçando o papel da região como um eixo estratégico no desenvolvimento logístico.

Na área da saúde, o Novo Hospital da Luz Ribatejo representa um investimento de 58 milhões de euros, trazendo avanços significativos e gerando diversos postos de trabalho diretos e indiretos. Já no setor hoteleiro, um novo hotel junto ao Jardim de Vale de Estacas, com um investimento de 20 milhões de euros, promete dinamizar a oferta turística local.

A infraestrutura logística também ganha destaque com o Panattoni Park Santarém, que está em desenvolvimento e conta com um investimento de 25 milhões de euros. No setor industrial, o grupo Valsabor, em parceria com os grupos Montalva e Maporal, está a aplicar 4 milhões de euros na unidade industrial Petaqua, destinada à conversão de subprodutos de origem animal em energia e proteína, e mais 15 milhões de euros na ampliação de outra unidade em Alcanede.

Ainda em Alcanede, a Fravizel lidera com um investimento de 29 milhões de euros para ampliar as suas instalações e construir uma nova unidade de fabrico de maquinaria. Na mesma freguesia, a Pedramoca está a renovar o seu parque de máquinas num investimento de 3 milhões de euros, enquanto o grupo Lhoist – Lusical investe 1,5 milhões de euros em melhorias na sua unidade local.

No Centro Histórico de Santarém, o ISLA Santarém – Instituto Politécnico está a aplicar 1,5 milhões de euros na criação de uma residência para estudantes, que oferecerá 40 camas, num imóvel junto à Igreja de S. João de Alporão.

Na área do desporto, junto ao Retail Parque e ao Hospital de Santarém, estão a ser criados dois complexos desportivos com campos de padel, num investimento total de 2 milhões de euros. Já no “Acesso Norte” da cidade, a Unidade de Execução do Município e a AGPG, Sociedade Imobiliária, Lda., planeiam infraestruturas comerciais num projeto avaliado em 30 milhões de euros.

Outros projetos empresariais incluem a Bonduelle e a Marques Lda., com investimentos de 5 e 7 milhões de euros, respetivamente, ambos em fase de arranque e com impacto no crescimento económico local.

A Câmara Municipal de Santarém reforça que está aberta a novos projetos que promovam o desenvolvimento económico e o bem-estar da comunidade.

____________________