InterEduca tem o objectivo de unir empresas e escolas do concelho de Santarém (com fotos)

16 Abril 2024, 18:29 Não Por André Azevedo

A InterEduca – Feira da Educação, Emprego e do Empreendedorismo, “tem o objectivo de criar laços entre a comunidade escolar e as empresas do concelho de Santarém”, explicou o vice-presidente do Município de Santarém, João Leite, durante a abertura do certame, que decorre na Casa do Campino, em Santarém, até 19 de Abril. A sessão de abertura decorreu na tarde de terça-feira, 16 de Abril.

O autarca explicou ainda que um dos propósitos desta segunda edição do certame é dar a conhecer as necessidades das empresas do concelho e adequar a oferta formativa das escolas às ofertas existentes, procurando aumentar a oferta profissional no concelho. Esta é uma forma de criar condições para atrair mais pessoas para o concelho e evitar as tendências de êxodo populacional para os grandes centros urbanos que se tem sentido na última década, especialmente nos territórios do interior.

João Leite revelou ainda alguns dados como o facto de Santarém ser um dos concelhos com taxa de desemprego mais baixa, situando-se nos 3,2%, representar cerca de 30% da criação de novas empresas na região da Lezíria do Tejo ou fazer cerca de 32% das exportações deste território.

“A excelência na educação é um pilar diferenciador no território”, vincou o autarca, anunciando uma série de investimentos no parque escolar do concelho, com a requalificação da Escola Secundária Ginestal Machado, da Escola Básica de Alcanede, que após a requalificação integrará também o ensino secundário, ou requalificação e reabertura da Escola de São Bento. O autarca revelou ainda que está previsto intervenções pontuais em várias escolas através dos contratos programas com as Juntas de Freguesia, nos próximos dois anos, para dotar as escolas de melhores condições, e a aprovação da Carta Educativa do concelho que tem como objectivo inovar o processo educativo para a próxima década.

O certame é organizado em parceria pelos quatro agrupamentos de escolas do concelho, das escolas profissionais, pelo Instituto de Emprego e Formação de Portugal (IEFP), pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos dos Deficientes de Santarém, pelo Conservatório de Música de Santarém e pela Federação Associações Pais do Oeste, Lezíria Tejo e Médio Tejo (FAPOESTEJO). Conta ainda com a participação de várias empresas do concelho de Santarém e nacionais.

________________

_____________________

_____________________