Instituto Politécnico de Santarém vai construir nova residência com 131 camas

15 Abril 2024, 18:38 Não Por Lusa

O Instituto Politécnico (IP) de Santarém vai ter uma nova residência para estudantes com 131 camas no antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria, numa parceria com o município.

De acordo com o protocolo assinado com o município, consultado pela Lusa, o IPSantarém manifestou interesse na utilização do antigo quartel para a instalação e funcionamento de uma nova residência universitária, comprometendo-se a executar as obras necessárias.

O município de Santarém, que não tem utilização prevista para o edifício, entendeu a solicitação do politécnico como “pertinente e adequada”, uma vez que “a cidade de Santarém apresenta uma situação de insuficiência” no alojamento para estudantes do ensino superior.

A nova residência estudantil representa um investimento de quatro milhões de euros, totalmente financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com o novo equipamento, juntamente com as três residências já existentes em Santarém, o instituto passa a disponibilizar 412 camas para um universo de quatro mil estudantes.

Em declarações à Lusa, o presidente do IPSantarém, João Moutão, reconheceu que apesar do aumento do número de camas não será possível acomodar todos os bolseiros, que constituem cerca de 18% do corpo estudantil e “são os que mais necessitam de alojamento”. 

Ainda assim, e ainda de acordo João Moutão, a nova residência é necessária, “uma vez que o número de estudantes tem subido muito nos últimos anos e Santarém tem pouca oferta mobiliária para os alunos do ensino superior”.

O IPSantarém tem um prazo de três anos para concretizar as obras no edifício, ficando também responsável pela limpeza e manutenção das instalações, bem como pelos serviços de água, gás e eletricidade.

Para além da nova residência, João Mourão revelou que o instituto politécnico vai fazer uma candidatura para requalificar as três residências de estudantes já existentes em Santarém: residência de estudantes Pedro Álvares Cabral, residência de S. Pedro e residência de Andaluz.

________________

_____________________

_____________________