Instituto Politécnico de Santarém regista aumento de 15% como primeira escolha dos candidatos ao Ensino Superior
3 Novembro 2023, 18:33O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) registou um aumento na ordem dos 15% como primeira opção nos candidatos a ingressar o Ensino Superior. A informação foi revelada pelo presidente do IPS, João Moutão, durante a sessão solene de abertura do ano lectivo, que decorreu esta sexta-feira, 3 de Novembro, no auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém.
O presidente do IPS revelou ainda que entraram nas várias escolas da academia 1987 novos alunos. João Moutão garante que este aumento é directamente proporcional aos investimentos que têm sido feitos no IPS para melhorar as condições gerais das escolas, com a criação de novas salas, novos laboratórios e novas residências, sendo que o alojamento de estudantes é um dos prinicipais desafios que o politécnico enfrenta.
“Temos 11 milhões de euros em iniciativas de investimento a decorrer”, revelou João Moutão. Este investimento passa pela criação de três novos alojamentos para estudantes, em Rio Maior, no campus da Escola Agrária e no Campus Andaluz; obras de eficiência energética nas várias escolas; e a criação de dois novos laboratórios – um na Escola Superior de Saúde e outro na Escola Agrária. Estes investimentos têm o objectivo de “criar um ambiente onde os estudantes possam florescer e atingir todo o seu potencial”, vincou.
João Moutão revelou ainda que foi aprovada a criação do primeiro doutoramento do Instituto Politécnico de Santarém, em Sustentabilidade Alimentar, em parceria com os Institutos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco e Viseu.
Para além de João Moutão marcaram presença na sessão solene o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, o presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias, o presidente do conselho geral do IPS, Hermínio Martinho, o representante dos alunos do IPS, André Pinto, e a Ministra da Presidência, Mariana Vieira Silva.