Inscrições abertas para voluntários solidários da Causa Animal

2 Abril 2024, 10:44 Não Por Redacção

A Câmara de Santarém apoia a Animalife no convite aos Heróis Solidários da Causa Animal para participarem na 34ª iniciativa do Banco Solidário Animal que se vai realizar nos dias 6 e 7 de abril, nas lojas do Continente, Continente Bom Dia, Continente Modelo e ZU, onde vão estar representadas associações zoófilas locais, com os seus voluntários, que necessitam da sua ajuda para a contagem dos donativos em cada um das lojas ou no transporte dos bens para os abrigos das Associações Zoófilas. 

O Município de Santarém apela a que faça parte desta corrente de solidariedade, de forma a combater a fome dos animais abandonados em todo o País, numa união de esforços para recolher alimentos e bens essenciais que garantam o bem-estar de milhares de animais em risco. 

“A Animalife regressa aos supermercados e une esforços com a Missão Continente nas lojas da cadeia SONAE, com o propósito de combater a fome e o abandono de animais de companhia em Portugal”, salienta o Município de Santarém. 

O abandono animal em Portugal é uma realidade cada vez mais preocupante, com várias associações zoófilas a enfrentarem dificuldades crescentes para satisfazer as necessidades alimentares dos animais, devido à escassez de recursos. A contribuição de cada um, através da participação como voluntários na recolha física nos dias da campanha, ou através da doação de bens essenciais como ração seca e húmida, produtos de higiene, trelas, coleiras e comedouros, pode verdadeiramente fazer a diferença. 

Cada contribuição individual é um passo essencial para o cumprimento da missão desta iniciativa. Os voluntários são a espinha dorsal desta iniciativa, fomentando a união e a solidariedade que nos permite não só alimentar, mas também trazer esperança a mais de 75 mil animais a cargo das mais de 600 entidades de apoio animal, famílias em situação de carência e pessoas em situação de sem-abrigo. 

Antes da recolha física, decorre uma campanha de Vales Solidários, de 4 a 10 de abril, que vai permitir que os consumidores contribuam através da compra de vales de um euro (1€) ou cinco euros (5€).
O valor arrecadado será utilizado para recarregar os Cartões Dá Apoio, que se encontram na posse de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Este apoio é fundamental para assegurar que estas famílias possam continuar a cuidar dos seus animais, fruto de um esforço conjunto entre a Animalife e as câmaras municipais com as quais a instituição mantém protocolo de apoio às famílias identificadas. 

Para fazer parte deste movimento coletivo de “Heróis da Causa Animal”, inscreva-se como voluntário através do site: www.bsa.animalife.pt . Juntos, podemos continuar a criar histórias felizes. 

A Animalife foi fundada com o propósito primordial de combater o abandono animal em Portugal. É uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional, que se posiciona na vanguarda do apoio social-animal.

A sua missão estende-se para além do cuidado com os animais abandonados, abraçando igualmente a causa da vulnerabilidade económica e social das famílias, reconhecendo a complexa interdependência entre o bem-estar dos animais e o das pessoas que deles cuidam.

Desde a sua conceção, a Animalife tem-se dedicado incansavelmente a duas frentes principais de atuação: o suporte às infraestruturas que acolhem animais em situação de errância e na prevenção do abandono de animais, através do apoio direto a famílias em situação de vulnerabilidade.

Esta abordagem dual permite não só prestar assistência imediata onde é mais necessária, mas também trabalhar na raiz do problema, promovendo o conceito de família multiespécie, a intervenção social-animal permite uma resposta inovadora a todos os seus membros, independentemente da sua espécie.

Um dos pilares da sua intervenção é o Banco Solidário Animal (BSA), a maior iniciativa nacional de recolha de alimentos e bens de primeira necessidade para animais, demonstrando o poder da solidariedade e da comunidade na construção de um futuro mais promissor para animais em risco. 

Além disso, o projeto “Vet na Rua”, que combina o apoio social e cuidados médico-veterinários, reforça o compromisso num modelo de intervenção integrado, respondendo às necessidades tanto dos animais como das famílias que enfrentam dificuldades, promovendo a compreensão e manutenção do elo afetivo entre os mesmos.

A Animalife acredita que a mudança positiva é possível através da educação, sensibilização, e ação direta, valores que guiam cada iniciativa, campanha e projeto que desenvolve.

Ao apoiar a Animalife, está a contribuir para um movimento que vai além do apoio animal, abraçando a causa da justiça social e do desenvolvimento sustentável.

Os interessados podem apresentar a sua disponibilidade, através do e-mail comunicacao@animalife.pt ou pelo telefone 210 961 881.

________________

_____________________

_____________________