Inovação da agricultura passou por Santarém

15 Novembro 2024, 14:35 Não Por Redacção

O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas recebeu o  III Fórum Corteva, V Fórum Pioneer Indoor, que debateu a contínua rentabilidade para a agricultura, numa sessão muito participada.

Na sessão de abertura, Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da Agricultura e Florestas, referiu que “a agricultura é um setor estratégico para o desenvolvimento dos nossos Concelhos e a inovação e a tecnologia são a chave para garantir a sustentabilidade e competitividade dos territórios”. “A colaboração entre os diversos atores políticos, económicos, sociais e ambientais, quer sejam públicos ou privados, são essenciais para impulsionar a inovação e garantir a sustentabilidade dos nossos territórios, sempre com a presença e a permanência da agricultura e dos agricultores”, destacou o Vereador.

Sob o tema: “Inovação contínua para a rentabilidade”, este fórum é uma oportunidade única para agricultores e profissionais do sector debaterem temas cruciais para a agricultura moderna e se atualizarem sobre as tendências do mercado, políticas agrícolas e inovações tecnológicas, promovendo a sustentabilidade e a eficiência no uso dos recursos.

Neste sentido, tendo como objetivo a partilha de informações para proporcionar aos participantes diversos esclarecimentos que os podem ajudar, de forma mais consistente e fundamentada, na tomada de decisões, foram abordados, durante o período da manhã, três temas principais: “Mercados Agrícolas e Conjuntura Atual”, “A PAC – Política Agrícola Comum: Objetivos, Evolução e Tendências” e “O Novo Desafio na Proteção das Culturas”.

O evento culminou com um magusto convívio promovido pela Câmara Municipal de Santarém e oferecido pelo Município de Marvão, que recentemente realizou a 40.ª Festa do Castanheiro – Feira da Castanha.

Durante o fórum foram ainda atribuídos os “Prémios Distinção Corteva”, que reconhecem o trabalho de profissionais e organizações que se destacaram no sector agrícola em Portugal.

____________________