Iniciativa “Desplastificar Pernes” recolheu 120 quilos de lixo numa manhã (com Fotos e Vídeo)

17 Novembro 2024, 21:44 Não Por André Azevedo

Perto das 9h30 da manhã começava-se a ver a agitação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pernes, algo que por norma não é bom presságio, mas toda a regra tem a sua excepção. O ponto de encontro da ação “Vamos Desplastificar Pernes”, que decorreu durante a manhã de sábado, 17 de novembro, foi precisamente o quartel dos soldados da paz.

O NS acompanhou os cerca de 40 membros da comunidade de Pernes que se uniram ao apelo do comandante da corporação dos bombeiros voluntários, Jorge Frazão, e caminharam pela vila do concelho de Santarém com o objetivo de limpar as bermas da estrada. O ponto de arranque foi a entrada do concelho, logo a seguir a Almajões e daí se percorreram sete quilómetros pela Estrada Nacional 3, que cruza toda a vila, seguindo o grupo depois pela Rua Heróis do Ultramar até à localidade da Moita, na extrema oposta da vila.

De luvas calçadas, saco de lixo na mão e colete refletor vestido, grupo seguiu sempre encabeçado pela viatura de comando dos bombeiros de Pernes e escoltados por uma viatura da GNR, de forma a manter a segurança sinalizando o grupo aos carros que circulavam.

Garrafas, embalagens, maços de tabaco vazios, latas e até raspadinhas foram o lixo mais comum que o grupo recolheu, mas não faltaram restos de pneus, cartazes velhos deixados durante os tempos de campanha política e festas da aldeia, ou até mesmo o “cadáver decomposto” de uma cadeira de plástico. Ao todo foram recolhidos 53 sacos de lixo que continham 120 quilos de lixo que foram colocados em contentores cedidos pela Junta de Freguesia e que serão expostos junto à EN3, em frente ao quartel sob um cartaz de sensibilização para a problemática da poluição.

No final da iniciativa os participantes tiveram direito a um almoço de Porco no Espeto, oferecido pelos Bombeiros de Pernes.

Nesta ação estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários de Pernes, o Agrupamento de Escuteiros 1159 de Pernes, a Junta de Freguesia, a Comissão de Luta Anti-Poluição do Alviela (CLAPA), e a sociedade civil.

Raul Violante, presidente da Junta de Freguesia de Pernes, mostrou-se bastante entusiasmado com a iniciativa, ao ver a sociedade reunir-se em torno de um problema que tem afetado a freguesia de Pernes há muito tempo. O autarca explicou que por muito que a Junta faça a limpeza, só o pode fazer em determinadas áreas como o interior da vila, onde efetivamente se recolheu muito pouco lixo. As restantes áreas são da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal e da Câmara Municipal de Santarém.

“Esta foi uma ação de limpeza mas também de sensibilização”, explica Jorge Frazão ao NS, destacando a importância deste tipo de ações serem repetidas um pouco por todo o país.

“Sabemos da problemática dos resíduos, sabemos que 150 milhões de toneladas de plástico são depositadas no oceano, sabemos do problema dos microplásticos, sabemos muito bem que os residuos plástico levam 500 a 1000 anos para desaparecer e replicar e multiplicar esta iniciativa por muitos vai ter de certeza um resultado mais positivo”, garante Jorge Frazão.

____________________ ____________________