Inaugurações marcam Jornadas de Cultura de Salvaterra de Magos

6 Setembro 2023, 16:32 Não Por João Dinis

As inaugurações da Escola “O Século” e do Núcleo Escolar da Glória do Ribatejo, no próximo fim-de-semana são os pontos mais altos das Jornadas de Cultura, que se vivem por todo o concelho de Salvaterra de Magos até ao próximo dia 17 de setembro.

Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos refere que “verdadeiramente, nós já iniciámos com a programação e com a preparação, mas para as pessoas, digamos, para aceder a ou para o público poder aceder a jornadas, vamos começar na sexta-feira à noite, dia 8, em que, acima de tudo, vamos assinalar a passagem dos 640 anos sobre o Tratado de Salvaterra de Magos de 1383 a 2023.”

O primeiro fim de semana das Jornadas de Cultura vai abrir com animação, música medieval e espetáculo com o projeto “Raízes”, que junta Diamantina Rodrigues (voz de fado) e Joaquín Moreno (voz flamenco), acompanhados por Guitarra Portuguesa, Viola de Fado, Guitarra Flamenca, Percussão, Contrabaixo e Corpo de Baile, na sexta-feira, dia 8, pelas 21 horas, no Auditório da Capela Real de Salvaterra de Magos. O evento vai contar também com a apresentação dos Cadernos de História e Memória IV dedicado ao tema dos “640 anos do Tratado de Salvaterra de Magos (1383-2023)”, uma publicação de distribuição gratuita.

“No dia nove, no sábado, a inauguração das obras de requalificação da escola, “O Século” em Salvaterra de Magos, que passará a ser um auditório interior e um auditório exterior e ao mesmo tempo terá o registo na sua decoração de toda a história associada à própria escola, desde o sismo de 1909 até à sua construção em 1913”, refere o autarca, que acrescenta que “são obras que nós vamos inaugurar, que custaram à volta de 900.000  euros, um valor significativo para o concelho.”

A inauguração das obras de requalificação da Escola “O SECULO”, em Salvaterra de Magos, está agendada para sábado, dia 9, pelas 16 horas, contando com espetáculo com “Palhaço Sorriso” e apontamento musical a cargo de Rocktonight Trio com Laura Macedo, Marcelo Silva e João Pedro Casinhas. No mesmo espaço terá lugar o lançamento do 10º livro infantojuvenil editado pela Câmara Municipal. Este ano será apresentada a história de “O Rapaz-Falcão de Salvaterra de Magos” da autoria de Catarina Fonseca com ilustrações de Helena Simas. O livro tem distribuição gratuita, no entanto a Câmara Municipal sugere, à semelhança dos anos anteriores, que o mesmo possa ser trocado por uma embalagem de cereais para o projeto municipal “Loja Social”. 

“E para falar apenas do primeiro fim-de-semana, no domingo (dia 10) de manhã, eu sublinharia a inauguração das obras do Núcleo Escolar da Glória do Ribatejo, que vai acontecer pelas 10 horas”, salienta o autarca, que acrescenta que a inauguração contará com um momento musical, com o objetivo de “que a cultura seja de alguma forma associada à educação, seja essencialmente para as crianças e, obviamente, também para o povo, para os pais e familiares.”

“No sábado à noite teremos ainda uma noite de fados, como costumamos ter diante do Mercado de cultura em Marinhais, com artistas de artistas nacionais, onde faremos uma homenagem a um artista ou um fadista popular do concelho de Salvaterra de Magos, como temos feito também nos últimos anos”, acrescenta.

A noite de 10 de setembro, será dedicada ao Fado com Matilde Cid, Joana Amendoeira e Gonçalo Castelo Branco, acompanhados pelos músicos Bernardo Romão (Guitarra Portuguesa) e Bernardo Saldanha (Viola de Fado) a subirem ao palco, no Largo da República, junto ao Mercado de Cultura de Marinhais, a partir das 21h. Na ocasião será homenageada a fadista popular Marina Rodrigues, de Salvaterra de Magos.

Para o autarca, as inaugurações, uma na área da cultura e outa na área da educação, são momentos importantes e feliz. “E se tivermos presente que na semana anterior tivemos a inaugurar uns balneários, um investimento de 400.000 euros, também investimento na área do desporto, bem como o lançamento da primeira pedra para uma obra de cariz social e portanto eu julgo que estamos a investir nas várias vertentes que fazem a nossa vida em sociedade”, enfatiza.

“Da cultura à educação, do desporto na área social e obviamente também que a mobilidade urbana é outro dos fortes investimentos que nós fazemos em termos de orçamento municipal e, portanto, são momentos muito felizes”, refere o autarca, que a afirma que “nas Jornadas Cultura nós vamos estar, vamos estar enquadrados nessa programação investimentos na ordem dos 3 Milhões de euros”, o que significa “muito investimento que nós vamos ter a oportunidade de abrir às pessoas”.

As Jornadas de Cultura prosseguirão ainda no fim de semana seguinte, dias 16 e 17 de setembro, com a temática dos Concheiros de Muge, concertos musicais e exposições.

________________

_____________________

_____________________