Impressionante onda solidária em Benavente angaria toneladas de bens para a Ucrânia (Com Fotos)

28 Fevereiro 2022, 22:13 Não Por João Dinis

Uma verdadeiramente impressionante onda solidária em torno do sofrimento dos ucranianos, vítimas da guerra, levou a que a Paróquia de Benavente angariasse toneladas de bens, entre roupa, bens alimentares e de higiene, que seguirão para a Ucrânia, onde serão distribuídos a todos os que sofrem e estão deslocados das suas habitações.

Dezenas de pessoas estavam esta segunda-feira, no átrio da Igreja Matriz de Benavente, a receber os bens e a separa-los por categorias, fazendo depois caixas e sacos, que eram depois transportados para um armazém, no Porto Alto, de onde vão partir para a Ucrânia, em 3 a 5 camiões, dependendo das doações que se angariem para apoiar o custo do gasóleo. Cada camião gastará cerca de 3.500 euros na viagem de ida e volta.

O grande responsável por toda esta onda de solidariedade acabou por ser o Padre Tarasse Goyvanyuk, que há três anos está em Benavente e onde tem feito um trabalho, que teve hoje o seu reflexo, com as toneladas de doações.

Nascido em Ivano Frankivsk, uma histórica cidade no oeste da Ucrânia, com mais de 200 mil habitantes, o Padre Tarasse, com é carinhosamente tratado por todos os que hoje acorreram em massa à Igreja Matriz, tem sofrido nos últimos dias com a guerra que os seus familiares sentem na pele.
Consegue ter hoje o pequeno consolo de saber que todos os seus estão bem, mas ainda assim, os seus olhos não mentem, e nos momentos que esteve com a nossa reportagem, o sentimento das suas palavras é o reflexo da guerra injusta que vive o seu país, os seus irmãos.

Sinto uma uma dor profunda no meu coração por não estar com eles (família) neste momento, mas acredito que com a ajuda de todos, com o contributo de todos, nós vamos vencer vamos e ainda celebrar”, afirma-nos com os olhos molhados, mas carregados com a esperança que “a guerra, muito cínica e suja, provocada pelos homens que estão no poder na Rússia” termine.
Tenho muita esperança que isto vai acabar, é a minha esperança”, diz-nos, acrescentado que “neste momento há sinais positivos”. “A fase activa da guerra parece que já está a passar e o povo ucraniano heroicamente luta contra o inimigo”, “há muitos sinais de que a guerra já se está a aproximar ao fim”, acredita o pároco.

Sobre o movimento solidário em torno do povo ucraniano, o Padre Tarasse em tom grato, refere-nos que “a Paróquia de Benavente está a dar neste momento o seu contributo para a ajuda humanitária ao povo ucraniano”, ”bem como a Paróquia de Samora Correia, os fiéis católicos, também pessoas de boa vontade, dão o seu melhor, o seu contributo porque compreendem a situação do povo ucraniano, das mulheres, das crianças vítimas da guerra”, diz-nos salientando a quantidade de doações que receberam.

No momento, e tendo em conta a quantidade de doações recebidas, com dezenas de sacos de roupas, os bens de mais necessidade são os medicamentos, como paracetamol ou ibuprofeno e comida, desde os enlatados ou comida não perecível, como alimentação e bens para bebes.

Também os produtos de higiene, como gel de banho, champô, ou uma simples escova e pasta de dentes são bens essenciais para quem neste momento perdeu tudo.

Pequenos e graúdos, todos deram as mãos ao Padre Tarasse e se uniram em torno do sofrimento do povo ucraniano, tentando agora minimizar o seu sofrimento, tal como fizeram com o Pároco de Benavente, a quem surpreenderam este domingo, quando ele se preparava para ir ao armazém no Porto Alto.
“Eu estava em casa, eram cerca das 7 da noite e ia ao Porto Alto e de repente quando saio de casa encontrei um grupo grande de fiéis, com as velas na mão, a rezar o terço”, o que os levou a ir em procissão até à Igreja Matriz, “sempre rezando pela paz na Ucrânia”, “uma coisa fantástica”, afirma emocionado, concluindo que agradecendo a todos “o apoio e a solidariedade das pessoas que não são indiferentes à dor e a tristeza dos outros.”

________________

________________________