Hospital de Vila Franca vai acolher alunos da Católica

17 Março 2023, 8:38 Não Por Redacção

Os alunos de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) irão estagiar no Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) fruto de um protocolo assinado por ambas as entidades, que irá permitir aos alunos de realizar estágios clínicos na unidade, bem como promoverá o envolvimento de clínicos do Hospital em projetos de investigação.

Segundo a unidade hospitalar os primeiros alunos, deverão chegar no terceiro trimestre do ano de 2024, sendo que até lá decorrem os procedimentos a implementar para a concretização do protocolo assinado entre as duas Instituições.

“Esta colaboração enriquecerá a formação que os alunos da FM da UCP terão, expondo-os a diferentes realidades clínicas e valorizando o corpo docente da Faculdade com médicos altamente diferenciados deste Hospital” refere o diretor da Faculdade de Medicina, António de Almeida.

 Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do HVFX, considera que este protocolo com a Universidade Católica Portuguesa “encoraja ainda mais o HVFX, a aprofundar o ambicioso projeto de investimento e renovação tecnológica, proporcionando aos seus profissionais, condições tecnológicas de última geração para o diagnóstico e tratamento dos seus doentes. Estas condições não podem deixar de criar um ambiente muito propício à presença dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa e aos respetivos tutores, médicos deste Hospital”.

O presidente do Conselho de Administração do HVFX, reforça, assim, “o impacto positivo deste plano de investimento no campus de estágio dos alunos do Curso de Medicina”.

O presente protocolo entrou em funcionamento no momento da sua assinatura e vigorará por períodos de três anos, renovável por períodos iguais. Deste modo o HVFX passa a ser colaborador clínico da Faculdade de Medicina da UCP, cujo parceiro é o Grupo Luz Saúde. Esta parceria com o Grupo Luz inclui todos os Hospitais do grupo, incluindo o Hospital da Luz Lisboa, que será o Hospital Universitário da Faculdade de Medicina.

________________

_____________________

_____________________