Hospital de Vila Franca implementa primeiro Pacemaker (com Vídeo)

4 Maio 2023, 11:06 Não Por Redacção

O Hospital de Vila Franca de Xira teve no dia 2 de maio “um dia especial” ao ver pela primeira vez o Serviço de Cardiologia implantar um dispositivo de Pacemaker num utente. 

Júlio Abrantes, que realizou a terceira intervenção do género, estava confiante, referindo mesmo que esta “é mais fácil, estou confiante”. 

Pedro Custódio, Médico de Cardiologia do HVFX, afirma que foram “indispensáveis” duas condicionantes que permitiram ao Serviço de Cardiologia dar “este importante passo. Por um lado a equipa médica do Serviço, e por outro haver abertura por parte do Hospital para o investimento em infra-estruturas e recursos humanos necessários para a implantação destes devices”. “Acredito que este é um passo sólido na direção de sermos um serviço de vanguarda e uma referência nacional, em termos de cardio-diagnóstico”, reforça Pedro Custódio. 

Nelson Cunha foi o Cardiologista que efetuou a intervenção e estava muito satisfeito com o resultado do procedimento.”Conseguiu-se fazer o procedimento de forma simples e eficaz e, portanto, considero que foi um sucesso”, afirmou. 

Nelson Cunha destacou, ainda, “a possibilidade de se fazer este procedimento, neste hospital, com todas as condições de segurança e com uma equipa que está em crescimento, muito empenhada e muito dotada de saber, o que será uma grande mais valia para uma articulação fácil entre todos e que tem um potencial de crescimento”.

________________

_____________________

_____________________