Hospital de Vila Franca de Xira recebe investigador brasileiro

8 Dezembro 2022, 21:55 Não Por Redacção

O Hospital de Vila Franca e Xira tem recebido nos últimos meses diversos investigadores internacionais, integrando as suas parcerias interinstitucionais com objectivo de incrementar linhas de investigação.

Esta semana, no âmbito da pareceria com a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), estiveram no Hospital de Vila Franca de Xira, os Professores Cristina Baixinho, Mário Cardoso e Óscar Ferreira, que acompanharam a visita de Gilberto Tadeu, professor da Universidade Federal da Bahia.

Enfermeiro e Pós Doutorado em Ensino em Ciências da Saúde e Líder e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração do Serviço de Enfermagem, Gilberto Tadeu, encontra-se a desenvolver um estágio internacional com objectivos centrados na investigação e em parcerias inter-institucionais.

A visita ao Hospital de Vila Franca de Xira, teve como finalidade conhecer o Hospital e integrar uma reunião de reflexão/discussão sobre as vantagens deste tipo de parcerias para os contextos da prática em enfermagem, explica a unidade hospitalar, que acrescenta que também, as boas práticas em enfermagem são cruciais na implementação de metodologias inovadoras e de ferramentas para obter a optimização de processos.

Para o Hospital, iniciativas como esta representam mais um passo na consolidação do protocolo celebrado com a ESEL, assim como mais uma janela de oportunidade para reflexão sobre as práticas e desenvolvimento de contextos formativos propícios ao incremento de linhas de investigação que se traduzem, naturalmente, em melhorias na qualidade da prestação dos cuidados de enfermagem. 

________________

_____________________

_____________________