Hospital de Vila Franca de Xira inaugurou TAC único no país (com Vídeo)

1 Abril 2023, 9:44 Não Por Redacção

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) inaugurou esta sexta-feira, 31 de março, o novo equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC), cumprindo assim o anúncio feito em setembro do ano passado.

Resultante de um investimento de 800 mil euros, o equipamento permitirá agora ao Hospital de Vila Franca de Xira responder às necessidades dos doentes que ali se deslocam.

Segundo revelou o fabricante, durante a inauguração, “o equipamento é muito diferenciado, e vem dotado das novas ferramentas de inteligência artificial para a construção da imagem”, podendo também “fazer os exames cardíacos, uma nova valência que o hospital ainda não tinha disponível e pode agora dar resposta também esse tipo a este tipo de exames”.

O Presidente do Conselho de Administração da unidade, Carlos Andrade Costa, salienta que este aparelho de TAC é “extremamente diferenciado”, havendo somente mais dois semelhantes no país.

O responsável considerou que “este é um dia memorável, porque de facto é um equipamento com uma elevada tecnologia que já tem processamento de inteligência artificial”, que permitirá ao HVFX diferenciar ainda mais a resposta dada aos utentes.

Carlos Andrade Costa destacou ainda o “grande volume de investimento” que tem sido feito no hospital de “mais de 5,4 milhões de euros num período tão curto”, demonstrativos da “renovação tecnológica” que tem sido feita e que tem “abrangido praticamente todos os serviços clínicos desta casa e trazendo equipamentos mais modernos, com mais diferenciação clínica, com capacidade de abordar outro tipo de diagnósticos, abordar outro tipo de opções de tratamento”.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, que marcou também presença na inauguração, considerou que esta foi “uma ótima forma de festejar os dez anos do novo Hospital de Vila Franca de Xira”, “com um novo equipamento importantíssimo, um novo TAC com capacidade tecnológica muito melhor do que o TAC inicial”.

Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, que também esteve presente, disse estar feliz por “darmos um passo em frente”, pois este equipamento prepara também “um futuro que pode ser importante para o Hospital de Vila Franca de Xira e para toda a nossa região”, dando os “nossos agradecimento à determinação de toda a equipa do Hospital, nomeadamente do seu Conselho de Administração.

________________

_____________________

_____________________