Hospital de Vila Franca de Xira continua a aumentar actividade assistencial

3 Março 2022, 10:47 Não Por Redacção

O Hospital de Vila Franca de Xira (VFX) continua a aumentar a sua actividade assistencial, e de acordo com os números revelados pela unidade, só no mês de Fevereiro foram quase 900 as cirurgias programadas que foram realizadas.

A tendência é de crescimento, face a 2019, período anterior à pandemia.

A cirurgia programada, com um total de 893 cirurgias, regista um acréscimo de 4,7%, tendo sido realizadas mais 40 cirurgias programadas no mês de Fevereiro de 2022, quando comparado com Fevereiro de 2019.

A cirurgia de ambulatório mantém a tendência de crescimento, tendo sido realizadas um total de 671 cirurgias, mais 4,2% que em Fevereiro de 2019.

Destaque ainda para as sessões de hemodiálise que no mês de Fevereiro de 2022 registaram um aumento de 42,1% face ao mesmo mês de 2019, com um total de 452 sessões realizadas em Fevereiro de 2022.

Ainda em crescimento o número de exames e análises realizados,  meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT’s), que no mês de Fevereiro de 2022 registam um aumento de 8,4% face a Fevereiro de 2019, tendo sido realizados mais 9.686 procedimentos,  no total de 124.529 MCDT’s realizados em Fevereiro deste ano.

Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, sublinha que “estes resultados permitem olhar com tranquilidade para o futuro, até porque comparam com o período prévio à pandemia, tendo sido por outro lado, o passado mês de Fevereiro um mês com a actividade ainda bastante condicionada pela pandemia. 

Salientando que estes resultados são “fruto do trabalho e do forte empenhamento de todos os profissionais de saúde desta Casa que, todos os dias, estão ao serviço da população”, Carlos Andrade Costa reforça, igualmente,   “O compromisso assumido de continuar a consolidar os níveis assistenciais junto da população que serve, prestando os melhores cuidados de saúde aos utentes da área de referência do HVFX”.

________________

_____________________

_____________________