Hospital de Vila Franca de Xira aumentou 18,6% número de consultas

6 Novembro 2021, 14:01 Não Por Redacção

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) anunciou um aumento de 18,6% do número de consultas realizadas entre Janeiro e Setembro de 2021, face a igual período do ano de 2019.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o HVFX integra o grupo das Unidades Hospitalares que registaram os maiores aumentos do número total de Consultas Externas quando comparado com o ano de 2019, juntamente com o IPO de Coimbra, com o Centro Hospitalar de Leiria, com o Hospital de Braga e com o IPO de Lisboa.

Este resultado revela a capacidade operacional do HFVX, “que viu a sua atividade assistencial retomar e, em algumas áreas suplantar, os números do ano pré pandémico, ou seja, 2019”, refere a entidade em comunicado.

Apesar do grande fluxo de utentes ao Serviço de Urgência, o Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, em conjunto com os directores de diferentes Serviços, têm conseguido incrementar a actividade programada, como espelham já os dados provisórios do mês de Outubro de 2021.

Um mês em que, a exemplo do que aconteceu em Setembro, se ultrapassaram as 1000 cirurgias e foram realizadas cerca de 17 mil consultas externas.

Ainda a título de exemplo a hemodiálise teve um aumento global de actividade de 5,5%, em Outubro de 2021 face a 2019, com destaque para as sessões a doentes internados que tiveram um acréscimo de 85%. Este aumento de 85% é já resultado da reorganização do internamento das diversas Especialidades Médicas que permitiu afectar capacidade de internamento à Especialidade de Nefrologia.

Estes dados, ainda que provisórios, sustentam a informação dada aos autarcas dos cinco Municípios da área de influência do HVFX, em reunião realizada recentemente, e na qual foram transmitidos dados efectivos da actividade assistencial do Hospital, demonstradas as melhorias na organização dos Serviços e os investimentos previstos e em curso.

O Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, congratula-se com estes indicadores que, sobretudo, demonstram que a população pode continuar a confiar no empenho e dedicação dos profissionais de Saúde, assim como confiar na prestação de cuidados de saúde do Hospital de Vila Franca de Xira.

Os resultados revelados pelo Ministério da Saúde são a confirmação cabal do trabalho que tem vindo a ser feito por todos no Hospital de Vila Franca de Xira, EPE.

________________

_____________________

_____________________