Hospital de Vila Franca de Xira anuncia retoma da actividade assistencial

29 Outubro 2021, 10:08 Não Por Redacção

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) anunciou a retoma gradual da actividade assistencial, que nos últimos quatro meses se “aproximou dos valores de 2019 tendo, em algumas áreas, superado mesmo os números de actividade em período homólogo pré-pandemia.”

De acordo com a unidade a “actividade cirúrgica, o HVFX registou, no mês de Setembro de 2021, um total de mais de mil cirurgias. Tendo como referência o actual mês de Outubro, verifica-se que até ao dia 26 de Outubro, realizaram-se mais 86 cirurgias, face ao mesmo período de 2019.  

Também o Hospital de Dia, e tendo como referência o presente mês de Outubro, já superou as sessões realizadas em Outubro de 2019, com um total de 714 sessões realizadas até 26 de Outubro.  

Outra área de actividade assistencial com valores superados é a de Hemodiálise que apresenta no mês de Outubro 341 sessões, mais 18 do que em período homólogo de 2019.

No que diz respeito à actividade em Consulta Externa, o mês de Outubro regista os dois dias em que se realizaram mais consultas no HVFX em 24 horas, no presente ano de 2021. Quer no dia 18 quer no dia 20 de Outubro realizaram-se mais de 800 consultas em cada um destes dias.

Também ao sábado tem existido actividade de Consulta Externa em Oftalmologia, com forte adesão dos doentes agendados.

Entre dia 01 e dia 26 de Outubro realizaram-se no HVFX um total de cerca de 11 mil consultas externas.

A dinâmica desta actividade assistencial tem repercussões positivas nos Tempos Médios de Espera que diminuíram tanto para Consulta Externa como para Cirurgia.

“Quando se compara os três primeiros trimestres de 2021 a período homólogo em 2019, verifica-se já uma aproximação de valores de Tempos Médios de Espera”, refere a unidade de saúde, acrescentando que “esta convergência de resultados vê-se reforçada, no mês de Outubro  de 2021.”

 O Tempo Médio de Espera para consulta diminuiu mais 6 dias e o Tempo Médio de Espera para cirurgia diminuiu mais 7 dias, ao longo do presente mês de Outubro, quando comparado a Outubro de 2019.

________________

_____________________

_____________________