Hospital de Vila Franca cria Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos

8 Agosto 2022, 20:49 Não Por Redacção

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) criou o Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos, que pretende ser uma nova unidade de reforço e qualificação da unidade hospitalar, que pretende responder às necessidades constantes de actualização formativa existentes nos diferentes Serviços Assistenciais do Hospital de Vila Franca de forma a contribuir para a própria inovação do Serviço Nacional de Saúde.

O Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos, que conta com o apoio do Conselho de Administração do HVFX tem como missão o desenvolvimento profissional, laboral e social dos profissionais da unidade e a Investigação Clínica e Não Clínica.

Para assegurar a sua missão o Centro de Desenvolvimento e Investigação – Professor Reynaldo Santos tem como objectivos específicos a formação pré-graduada, a formação Graduada, a Formação contínua, a promoção e acompanhamento de investigação clínica, a simulação clínica e não clínica, a criação de uma biblioteca digital e repositório institucional e a dinamização de actividades team-building.

David Lito, médico e director do Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos, destaca a importância da investigação como factor de valorização dos profissionais de saúde. “Esperamos que este Centro possa estimular a actividade de todos e também dar assistência e apoio logístico a todos aqueles que quiserem fazer formação e investigação”.

“Não pode haver uma prestação de cuidados cada vez mais desenvolvida se não houver diferenciação”, sublinha o Director do Centro de Desenvolvimento e Investigação.

David Lito quer “desafiar os profissionais do Hospital para se diferenciarem em áreas novas, na área da investigação pois, dessa maneira, vamos continuar a progredir”. 

O Director do Centro de Desenvolvimento e Investigação recém criado no HVFX, acredita que uma maior diferenciação vai “trazer mais motivação e vai permitir-nos avançar para áreas que ainda não conhecemos, que ainda não conseguimos desenvolver” disse David Lito, concluindo esperar “que o Centro de Desenvolvimento e Investigação possa ser a alavanca para os profissionais sentirem que têm as ferramentas para continuarem a diferenciarem-se e a apostarem nas áreas que mais lhes interessam”.

A prestação de cuidados de saúde será mais desenvolvida quanto maior for a capacidade de investigação e formação dos profissionais da Instituição. Tudo isto em prol de uma crescente valorização dos actos clínicos prestados aos utentes do Hospital de Vila Franca de Xira.

________________

_____________________

_____________________