Hospital de Vila Franca assinala Dia Mundial do AVC com rastreio à população

31 Outubro 2021, 14:16 Não Por Redacção

O Hospital de Vila Franca de Xira assinalou na passada semana, o “Dia Mundial do AVC”, que se celebra a 29 de Outubro, com uma acção de sensibilização e rastreio à população, numa iniciativa que decorreu o edifício dos Paços do Concelho de Vila Franca de Xira.

“Esta foi uma forma de falar com profissionais e saber que hábitos devo mudar para prevenir esta doença”, afirmou um dos participantes.

Esta iniciativa de rastreio permitiu avaliar os níveis de glicémia, tensão arterial, frequência cardíaca e saturação de oxigénio, assim como o peso e altura para cálculo do índice de massa corporal (IMC). 

Depois de avaliados estes indicadores, os participantes foram alertados para os vários factores de risco do Acidente Vascular Cerebral como a hipertensão, colesterol, diabetes, obesidade e sedentarismo, sensibilizando para a importância da adopção de um estilo de vida saudável e activo. 

Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, considera “estas iniciativas muito importantes porque aproximam as pessoas do hospital e da saúde e aproximam o Hospital da Comunidade”.

Fernando Paulo Ferreira referiu, ainda, “ter a certeza que as pessoas sentem uma grande ligação ao novo Hospital e essa ligação deve ser acarinhada. Isso faz-se com investimento, com disponibilidade e, do nosso lado, Câmara Municipal, estaremos ao lado da administração para criar as condições que permitam mais investimento, mais profissionais, de modo a conseguir-se dar uma melhor resposta”.

Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, salientou a “grande dedicação e empenho dos profissionais de saúde que tão rapidamente anuíram a celebrar o Dia do AVC, não só dentro de portas mas também na Comunidade.” 

O presidente do Conselho de Administração do HVFX ressalvou “o empenho em estarmos mais próximos da nossa população e estabelecer, cada vez mais, esta ponte e estes laços afectivos com a população”.

Esta primeira iniciativa  de rastreio, que aconteceu no âmbito do Dia Mundial do AVC, “é para repetir, com a ajuda dos senhores presidentes dos cinco Municípios da área de referência do HVFX, com o objectivo de estarmos mais próximos e estabelecermos, cada vez mais, esta ponte e estes laços afectivos com a população”, concluiu Carlos Andrade Costa.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________