Hospital de Santarém testa em média 40 pessoas por dia ao covid-19

1 Abril 2020, 23:00 Não Por João Dinis

O Hospital Distrital de Santarém, que desde o dia 20 de Março, tem  a funcionar uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) dedicada aos doentes da pandemia Covid-19, com seis camas e todo o equipamento necessário, bem como um piso específico para internamento de doentes, com 24 camas, tendo ainda um elevador exclusivo para estes doentes, tem recebido inúmeros doentes com sintomas da doença, que ali recebem o tratamento hospitalar.

De acordo com fonte do Hospital Distrital de Santarém, estão a ser testados diariamente uma média de 40 pessoas, cujos sintomas justifiquem tal acto médico. As análises demoram mais de trinta horas a ter um resultado, facto que tem justificado a discrepância nos números apresentados diariamente entre a Direcção Geral de Saúde e as entidades regionais e locais.

Ainda segundo a fonte por nós contactada, com a evolução dos estudos que estão a ser feitos em institutos e universidades é expectável que em breve possa vir a surgir um teste bastante mais rápido, o que agilizaria em grade modo todo o processo.

Há Unidade de Cuidados Intensivos do Covid-19 no Hospital de Santarém, têm chegado doentes encaminhados pelo SNS24, dos Cuidados de Saúde Primários INEM/CODU e doentes que ali se dirigem por meios próprios ou em ambulâncias, com queixas de infecção com o virús, tais como, febre, tosse ou dificuldade respitarória, sendo que os restantes doentes são encaminhados para a urgência, que continua a funcionar com toda a normalidade.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

________________________