Hospital de Santarém rejeitou por duas vezes internamento compulsivo de doente psiquiátrico que agrediu três polícias em Santarém

5 Fevereiro 2024, 18:00 Não Por André Azevedo

Um homem de 58 anos, com problemas psiquiátricos, agrediu três elementos da Polícia de Segurança Pública de Santarém, ao início da tarde desta segunda-feira, 5 de Fevereiro, segundo comunicado emitido pela PSP.

Segundo o NS apurou junto de fonte policial, sob o suspeito pendia um mandado de internamento compulsivo emitido pelo delegado de saúde. Na quinta-feira, 1 de Fevereiro foi detido e encaminhado ao Hospital Distrital de Santarém, onde foi observado no Serviço de Urgência e rejeitado o internamento. Na sexta-feira, 2 de Fevereiro, o homem voltou a ser detido pela PSP de Santarém depois de causar problemas num estabelecimento comercial em Santarém, voltando a ser encaminhado ao Hospital de Santarém, onde, novamente, foi rejeitado o internamento compulsivo.

O NS contactou a administração do Hospital para pedir esclarecimentos sobre os motivos que levaram à rejeição do internamento do suspeito, mas ainda não obteve resposta.

O suspeito, que residia num quarto alugado onde coabitava com outros inquilinos, na Rua dos Bombeiros da Praça Velha, na cidade de Santarém, agrediu os polícias com um bastão durante uma diligência de retirada de bens, à qual o suspeito se opôs, tendo-se barricado dentro do apartamento. Após a abertura de porta, o suspeito “de forma inesperada e numa reação violenta, agrediu os elementos policiais com um pau, tipo bastão, tendo sido prontamente manietado”, revela a PSP.

Um dos agentes sofreu uma fractura num dos dedos da mão, tendo sido transportado ao Hospital de Abrantes. Os outros dois agentes sofreram apenas algumas escoriações, não carecendo de tratamento hospitalar.

O agressor foi transportado, mais uma vez ao Hospital Distrital de Santarém, onde ficou internado.

____________________