Hospital de Santarém equipado com ressonância magnética única no país

30 Agosto 2021, 19:04 Não Por Redacção

Entrou esta segunda-feira, 30 de Agosto, em funcionamento no Hospital Distrital de Santarém um aparelho de ressonância magnética – SIGNA ARCHITECT 3T-, da General Electric, com características únicas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A aquisição deste equipamento representou um investimento de 2,150 Milhões de euros, comparticipado em 85% com fundos comunitários.

Segundo Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, “esta técnica de diagnóstico, considerada actualmente essencial para o tratamento de doentes, vem permitir a internalização destes exames, deixando de ser necessária a deslocação dos nossos utentes a instituições no exterior”, acrescenta a responsável.

Para a responsável, “este investimento representa mais um passo na diferenciação técnica que se perspectiva para este Hospital e vem contribuir para prestarmos cuidados de saúde com maior qualidade aos nossos utentes”.

Isabel Sapeira, directora do Serviço de Imagiologia, realça que a concretização deste projecto “representa uma mais-valia clínica para os utentes e consequente redução em custos financeiros e operacionais inerentes à realização destes exames em outras instituições hospitalares”. Segundo a médica, “a aquisição deste equipamento permite que o Serviço de Imagiologia tenha acesso ao estado da arte em termos de diagnóstico clínico por imagem e vai possibilitar ao HDS aumentar “de forma relevante” o número de exames efectuados no hospital”.

A directora do Serviço de Imagiologia destaca que “o equipamento dispõe de bobinas AIR™ revolucionárias, com um ‘design´ leve e flexível, que oferecem versatibilidade clínica com maior liberdade no posicionamento, maior conforto e cobertura do utente, permitindo a realização de exames de corpo inteiro, bem como todas as características de um equipamento de topo de gama que permitirão dar respostas à população na área da senologia, neurologia avançada com exames funcionais e todas as vertentes da oncologia”.

Isabel Sapeira realça que o equipamento oferece uma qualidade de imagem consistente e reduz o tempo de configuração do exame, sendo que se encontra equipado com um monitor vídeo que permitirá a redução de ansiedade nos pacientes claustrofóbicos.

A médica lembra que o HDS é actualmente Centro de Referência Nacional nas áreas de Senologia e do Cancro Colorretal. Por este motivo, considera imprescindível que o Serviço de Imagiologia seja qualificado com esta nova valência imagiológica, no sentido de manter a excelência operacional e clínica inerente a um Cento de Referência.


“Nos últimos anos, a RM estabeleceu-se a nível global, como técnica imagiológica fundamental a qualquer Serviço de Imagiologia de um Hospital, para isso contribuíram principalmente dois factores, a versatilidade clínica, representada pela capacidade de diagnóstico diferenciado nas mais variadas áreas clínicas e a ausência de utilização de radiação ionizante na realização de exames da área de Corpo e Neuro com especial ênfase na faixa etária pediátrica”, conclui Isabel Sapeira.

A aquisição deste equipamento é mais um dos projectos desenvolvidos pelo Serviço de Imagiologia, que nos últimos 10 anos tem vindo a implementar um plano de inovação e diferenciação tecnológica.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________