Hospital de Santarém com zona específica para doentes com Covid-19

20 Março 2020, 15:48 Não Por Redacção

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) criou uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) dedicada aos doentes da pandemia Covid-19, com seis camas e todo o equipamento necessário, bem como um piso específico para internamento de doentes, com 24 camas, tendo ainda um elevador exclusivo para estes doentes.

Em comunicado o HDS refere que a actual UCI com seis camas, e a Unidade de Cuidados Intermédios, com onze camas, serão activadas assim que necessário.

A partir de Abril, espera a Administração do HDS, poder começar a realizar os testes ao Covid-19, aguardando para isso a entrega dos testes por parte do fabricante, sendo que muito em breve a unidade hospitalar irá começar a fabricar o gel desinfectante necessário para utilização no HDS.

Este serviço de urgência inteiramente dedicado ao Covid-19, entrou em funcionamento esta sexta-feira, onde se deverão dirigir todos “os doentes referenciados pela Saúde24, Cuidados de Saúde Primários, INEM/CODU, quer se dirijam pelos seus próprios meios ou transportados por bombeiros, com queixas sugestivas de infeção com o vírus (febre, tosse, dificuldade respiratória)”.

Tendo em conta todas as medidas de contingência o HDS colocou em regime de teletrabalho todos os profissionais cujas as actividades o permitam, cancelou todas as acções de formação e estágios profissionais, bem como as visitas e acompanhamentos a doentes internados.

O HDS informa ainda que o bar existente na entrada principal do edifício foi encerrado, mantendo-se em funcionamento somente o bar e refeitório do pessoal, que cumpre todas as normas de segurança.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

________________________