Hospital de Santarém cede medicamentos antipsicóticos simples gratuitamente

16 Agosto 2021, 12:50 Não Por Redacção

O Hospital Distrital de Santarém, cumprindo um despacho do Secretário de Estado da Saúde, irá iniciar o processo de distribuição de medicamentos antipsicóticos simples gratuitamente aos doentes seguidos em ambulatório, que tenham a respectiva prescrição médica, por médicos especialistas em psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência ou neurologia nos hospitais públicos.

Este serviço agora disponibilizado também no HDS, e de acordo com o diploma publicado constitui “um passo importante nos processos de adesão à terapêutica, tendo como consequência a redução das respectivas intercorrências”.

“Além das repercussões na qualidade de vida dos doentes, uma vez que são doenças crónicas, de evolução variável e fortemente incapacitantes, estas patologias apresentam também elevado impacto a nível socioeconómico”, adianta.

“Os doentes com perturbações psicóticas, nomeadamente, apresentam, com frequência, problemas de adesão à terapêutica, justificando a necessidade de um seguimento regular pelos serviços de saúde, com vista a aumentar a adesão ao programa terapêutico, dada a sua importância no acompanhamento da doença”, lê-se no diploma.

Segundo o despacho, este processo deve “obrigatoriamente englobar outros cuidados”, além da terapêutica farmacológica, prestados por equipas multidisciplinares, que garantam a continuidade de cuidados.

Paula Pinheiro, Directora do Serviço de Psiquiatria do HDS refere que “a implementação deste despacho vem trazer grande benefício na qualidade de vida dos doentes acompanhados no nosso Serviço e que tem sido possível graças à dedicação e colaboração de todos os envolvidos”.