Hospital de Santarém apela à correcta utilização das urgências e relembra que Centros de Saúde vão ter horários alargados

9 Dezembro 2022, 15:57 Não Por Redacção

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) veio esta sexta-feira apelar a uma correcta utilização do Serviço de Urgências, e relembrar que já a partir deste sábado, 10 de Dezembro, quatro centros de saúde da Região de Santarém vão estar a funcionar em horário alargado, sendo assim uma alternativa à procura dos serviços de urgência dos hospitais para situações não urgentes.

Face à notícia, o Hospital Distrital de Santarém lembra que “a procura de cuidados médicos urgentes para situações que não o justificam tem um efeito negativo, de sobrecarga de utilização dos serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tanto a nível dos cuidados prestados aos doentes em situação aguda, como para os doentes que os procuram indevidamente”.

O HDS sublinha a importância dos utentes procurarem o seu médico de família para situações não urgentes nem emergentes, para que possam ter “um acompanhamento de proximidade e não atendimentos pontuais”.

Para melhor atendimento e aconselhamento, o Ministério da Saúde reforça a importância de ligar em primeiro lugar o SNS 24 (808 24 24 24), para uma triagem e encaminhamento adequado a cada situação.

No Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACESL) o Centro de Saúde do Cartaxo funcionará entre as 9 e as 16 horas aos fins-de-semana e das 9 às 14 horas aos feriados.
O SAP de Coruche funciona todos os dias entre as 8 e as 20 horas.
Rio Maior terá o Centro de Saúde aberto entre as as 9 e as 16 horas aos fins-de-semana e das 9 às 14 horas aos feriados e o de Santarém entre as 14 e as 20 horas durante a semana e das 9 às 16 horas aos fins-de-semana e das 9 às 14 horas aos feriados.

________________

________________________