Hospital de Dia do Hospital de Santarém muda de localização e dá melhores condições aos doentes

16 Novembro 2021, 8:27 Não Por Redacção

A mudança de localização do Hospital de Dia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), para um espaço com acesso directo ao exterior, junto às consultas externas do Departamento de Psiquiatria, veio melhorar significativamente as condições aos doentes, uma vez que este possibilita “uma prestação de cuidados mais humanizada”, de acordo com Miguel Neves, enfermeiro responsável pela Área de Ambulatório

No Hospital de Dia, que responde às necessidades do Departamento Médico e do Departamento Cirúrgico, são prestados cuidados de saúde programados e individualizados ao doente em ambulatório, tendo em conta o processo de saúde de cada pessoa.

“Este espaço é constituído por salas mais amplas, tendo-se criado condições para a realização de tratamentos em cadeirão e em cama, promovendo assim o conforto do utente. Por outro lado, existe um incremento em termos da monitorização e vigilância dos tratamentos em curso, o que promove a qualidade dos cuidados prestados e a segurança do utente”, salienta Miguel Neves.

O responsável acrescenta que “haverá uma maior optimização dos recursos humanos, beneficiando das competências dos profissionais nas diversas áreas de assistência deste hospital de dia, promovendo maior trabalho em equipa e beneficiando o doente”.

O Conselho de Administração sublinha que esta alteração vem ao encontro do que é preconizado em termos do circuito do utente ao nível hospitalar, permitindo distinguir e definir claramente as áreas de internamento e de ambulatório.

________________

_____________________

_____________________