Hospital CUF Santarém alarga resposta à população com teleconsultas

20 Abril 2020, 17:00 Não Por Redacção

O Hospital da CUF de Santarém, tem implementado desde o final do mês de Março, e por forma a garantir uma resposta cada vez mais eficaz às necessidades da população, o serviço de teleconsultas, em diferentes especialidades, como, Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Imunoalergologia, Pneumologia, entre outras.

Face à atual situação de emergência de saúde pública motivada pelo Covid-19, a unidade hospitalar está empenhada em desenvolver soluções que permitam continuar a dar resposta às necessidades da população e assegurar a continuidade dos cuidados de saúde aos doentes habitualmente seguidos nas unidades CUF, evitando deslocações desnecessárias às unidades de saúde, sempre que a situação clínica o permita. 

O contexto da epidemia não anulou a existência de outras patologias e a necessidade de as tratar, seja por teleconsulta ou presencialmente,  como alerta Isabel Monteiro, Cardiologista do Hospital CUF Santarém, “Não podemos esquecer, que mesmo neste cenário de pandemia, as doenças continuam a existir e a necessitar ser acompanhadas e tratadas. Tomemos como exemplo as doenças cardiovasculares, estas continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, justificando-se que se mantenham no topo das prioridades da saúde da população em geral“. A médica reforça a necessidade de recorrer aos hospitais e a consulta de cardiologia se surgirem sintomas como “dor no peito, cansaço, falta de ar, edemas dos membros inferiores, palpitações e desmaios. Por outro lado, os doentes com doença cardíaca crónica; como insuficiência cardíaca, angina de peito, hipertensão arterial, arritmias; devem manter acompanhamento médico regular para vigilância das suas patologias“.

Isabel Monteiro acrescenta que “procurar resposta clínica é seguro”. O Hospital CUF Santarém reestruturou os circuitos e os protocolos de atuação de modo a reforçar a segurança de clientes e profissionais na unidade de saúde e disponibilizou, ainda, a possibilidade de prestar cuidados de saúde remotamente, por teleconsulta “o que permite diminuir as deslocações ao Hospital e, simultaneamente, dar resposta a uma população de doentes crónicos, mantendo a adequada vigilância clínica“.

Os utentes que desejem podem marcar as suas consultas que desejem e necessitem, através do contactos do Hospital CUF Santarém.

________________

________________________