Hospitais de Santarém e Médio Tejo unidos no tratamento a doentes renais

5 Janeiro 2022, 21:07 Não Por Redacção

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) e o Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) assinaram hoje, no Hospital de Torres Novas, um protocolo de cooperação entre as duas instituições no âmbito da especialidade de nefrologia, que irá permitir que os doentes renais do distrito de Santarém obtenham melhores cuidados médicos.

A partir de hoje, o Centro Hospitalar do Médio Tejo passará a assegurar o acompanhamento dos doentes renais crónicos do distrito de Santarém realizando as consultas da especialidade de nefrologia nas instalações do HDS. 


Os utentes do Hospital de Santarém vão passar também a ser referenciados para o CHMT, na unidade de Torres Novas, onde também podem realizar tratamentos mais diferenciados, como é o caso da transplantação renal, da hemodiálise crónica, entre outros.

Em conferência de imprensa, Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, afirmou ser “com grande satisfação” que o HDS estabelece este protocolo com o CHMT que espera ser “o primeiro de muitos”.

Para a responsável, “só assim se entende a complementaridade entre as instituições que, aproveitando as potencialidades que cada uma tem de melhor, tanto ao nível de infraestruturas, como de recursos humanos, as coloca ao serviço da população do distrito de Santarém”.


Por sua vez, Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração do CHMT, destacou que este protocolo constitui uma “mais-valia” para as regiões do Médio Tejo, do Tejo e do Ribatejo e, por outro lado, representa um exemplo do que são as sinergias do Serviço Nacional de Saúde”.


Com este protocolo, cerca de uma centena de doentes renais crónicos do HDS que até aqui tinham o acompanhamento assegurado ao abrigo de um protocolo com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, vêem garantida uma continuidade de cuidados de saúde diferenciados numa lógica de proximidade.


Na cerimónia da assinatura do protocolo estiveram também presentes João Formiga, enfermeiro director do HDS, Ivone Caçador, directora clínica do CHMT, Piedade Pinto, enfermeira directora do CHMT, Ana Vila Lobos, directora do Serviço de Nefrologia do CHMT, e Carlos Gil, vogal executivo do CHMT.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________