“Horta D’El Rei” vai ser a nova casa das Gentes de Almeirim

30 Dezembro 2024, 11:45 Não Por André Azevedo

A requalificação de uma das casas mais antigas de Almeirim, situada na zona anteriormente conhecida como “Horta D’El Rei”, entre o Mercado e a Rua Miguel Bombarda, é um marco significativo na preservação do património local e no apoio às atividades culturais da cidade.

Na compra deste terreno, que será transformado numa área verde com estacionamento, assumiu-se o compromisso de manter a casa histórica, inicialmente prevista para demolição, explica o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro. Agora, o espaço será a nova sede da associação cultural “Gentes de Almeirim”, reunindo tradição e modernidade.

O projeto prevê a criação de uma “zona Museu” na casa histórica, preservando a sua fachada e o contexto arquitetónico original, enquanto uma estrutura moderna será construída ao lado para oferecer condições adequadas às atividades da associação, como ensaios e a produção dos emblemáticos doces regionais.

A intervenção também inclui a manutenção do passo usado na procissão do Senhor dos Passos, localizado do lado da Rua Miguel Bombarda, reforçando o respeito pelas tradições religiosas e culturais da comunidade.

Com esta iniciativa, Almeirim ganha mais do que um espaço funcional: ganha um exemplo de valorização do património, aliado ao desenvolvimento cultural. A nova sede das “Gentes de Almeirim” será não apenas um local de trabalho para a associação, mas também um ponto de encontro e preservação da identidade local.

____________________

____________________