Horário do SAP de Coruche será alargado até à meia-noite

12 Maio 2022, 21:32 Não Por João Dinis

A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta quarta-feira que o horário do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Coruche será alargado até à meia-noite, ao invés de encerrar às 20 horas como acontece actualmente.

Questionada sobre o alargamento do horário do SAP e criação do Serviço de Urgência Básica (SUB) em Coruche, pela deputada socialista Mara Lagriminha, em sede de audição da Ministra da Saúde no âmbito da apreciação, na especialidade, do Orçamento do Estado, Marta Temido referiu que “a ARS procura encontrar resposta para a extensão do horário entre as 20 e as 24”, salientando que “acreditamos que isso supre aquilo que é o quadro de necessidades”.

Marta Temido deixou ainda assim sem resposta quando poderá entrar em funcionamento o horário até à meia-noite, bem como a criação do SUB de Coruche, para o qual o Centro de Saúde de Coruche se encontra preparado, e foi construído na altura.

À Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo cabe agora encontrar uma solução que garanta médicos que possam efectivar a abertura do SAP de Coruche até às 24 horas.

Esta tem sido uma das situações admitidas pelas entidades locais, como minimizadoras dos problemas da saúde do concelho de Coruche, que tem localidades a mais de 60 quilómetros do Hospital Distrital de Santarém.

O SAP de Coruche, que funcionava durante as 24 horas do dia, foi encerrado no período nocturno em Março de 2020, na altura com a justificação da escassez de recursos para combater a pandemia da Covid-19.

________________

_____________________

_____________________