“Hoje é um dia importante para o país e que confirma as nossas expetativas”, afirma Carlos Coutinho Presidente da CM de Benavente

5 Dezembro 2023, 20:17 Não Por João Dinis

Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente considera que o anúncio da decisão da Comissão Técnica Independente (CTI) que identificou o Campo de Tiro, na freguesia de Samora Correia, como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, “um dia importante para o país”, mas que é uma decisão que vai ao encontro do que a autarquia esperava.

Para o autarca a decisão hoje apresentada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, é uma decisão tomada para um projeto muito importante para o país e que vem dar resposta às necessidades de Portugal, numa área onde foi agora considerado dos piores do mundo.

No entendimento de Carlos Coutinho, e contrariamente ao que foi tentando fazer passar nas últimas semanas, o trabalho da CTI foi verdadeiramente independente e transparente e certifica que os terrenos do concelho de Benavente são de facto a melhor localização para a construção do novo aeroporto de Lisboa.

“O Campo de Tiro da Força Aérea, em Benavente, é a solução mais equilibrada”, afirma Carlos Coutinho ao NS, que revela que a decisão anunciada pelo CTI “nos deixa satisfeitos e confirma as nossas expetativas”.

“Termos o aeroporto no Campo de Tiro é bom para Benavente, mas também para toda a região”, refere o autarca que acredita que apesar da forte possibilidade de construção de um empreendimento desta envergadura permitirá “melhorar as condições de vida da população”.

O autarca salientou ainda que é importante “preservar o território e o património do concelho de Benavente”, apesar dos fatores de desenvolvimento que se esperam para o território, que terão que ser agora aproveitados da melhor maneira.

Sobre a localização e o facto de repetidamente ser apelidado de “Aeroporto de Alcochete”, Carlos Coutinho refere que “temos repetidamente falado e corrigido isso”.

Pistas deverão ter localização anunciada em 2008

Sobre a localização das pistas e o facto de estas poderem ficar junto a Santo Estevão, Carlos Coutinho refere que essa é uma situação “que tem sido debatida nas reuniões que têm mantido”, esperando que a proposta a ser aprovada venha a ser aquela apresentada pelo LNEC em 2008, que distava a cerca de dois quilómetros da localidade.

____________________