Herdade dos Concelhos transformada em centro interpretativo e turismo de natureza com investimento de 1 Milhão de euros da Câmara de Coruche

20 Janeiro 2022, 9:30 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Coruche aprovou esta quarta-feira, em reunião de câmara, o projecto de Construção do Centro de Interpretação Ambiental na Herdade dos Concelhos, em Vila Nova da Erra.

A intervenção visa converter o espaço num centro interpretativo ligado à natureza e floresta, bem como é uma aposta da autarquia no turismo de natureza, e nas actividades lúdicas ligadas à floresta e ao ar livre.

Este centro interpretativo irá dedicar-se ao estudo da floresta, podendo servir para acolher experiências cientificas na área da floresta e montado, estando integrado nos projectos do município para a Vila Nova da Erra, onde estão também a ser realizadas obras no Largo das Festas, construção do Centro de BTT, Parque de Caravanismo e um novo loteamento.

O projecto do arquitecto Carlos Silva Coelho, visa a reabilitação de alguns dos espaços já existentes, dotando-os de melhores condições, sobretudo no que diz respeito às práticas ambientais, bem como a construção de algumas estruturas, com matérias amigas da natureza, como uma cafetaria e balneários de apoio às actividades que ali serão praticadas, como o turismo de natureza, observações da fauna e flora, observações astronómicas e outras actividades ao ar livre, como passeios e actividades na floresta.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, que apresentou o projecto vincou que “não queremos artificializar, queremos manter a naturalidade”, pelo que todas as edificações ou construções que venham a ser feitas, tiveram em conta esse princípio, de manter a ruralidade do espaço, numa herdade com cerca de 160 hectares.

A intervenção irá ainda contemplar a construção de um lago artificial, passadiços e caminhos temáticos, área para fogueira e mesas para piqueniques, uma área de observação ‘suspensa’ e uma ponte suspensa sobre uma zona de vale.

Este projecto, com um custo estimado de 917.314, 03 euros mais IVA, tem como principal objectivo valorizar a Herdade dos Concelhos, sendo também um ponto de atracção para fins científicos, trabalhando em parceria com o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, bem como atractivo para o turismo da natureza, que cada vez mais está a ganhar adeptos.

O projecto mereceu também a aprovação dos eleitos da CDU e PSD, que pedem agora que o município o consiga concretizar dentro dos prazos e não o deixe prolongar, esperando também que este venha a ser também aproveitado pela iniciativa privada para o investimento em áreas como o alojamento ou a restauração.

________________

_____________________

_____________________