Hélder Esménio deverá substituir Carlos Coutinho na presidência da Ecolezíria
15 Novembro 2023, 15:46O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, deverá ser o escolhido para assumir a presidência da Empresa Intermunicipal para o tratamento de resíduos sólidos, Ecolezíria, sucedendo a Carlos Coutinho, que até aqui presidia ao Conselho de Administração da empresa.
Ao que o NS apurou, Carlos Coutinho, também Presidente da Câmara Municipal de Benavente, irá assumir o cargo de secretário da Assembleia Geral da empresa, posição até aqui ocupada pelo autarca de Salvaterra de Magos.
Carlos Coutinho confirmou a renúncia ao mandato, justificando a decisão com o seu estado de saúde, após o AVC que sofreu em abril deste ano, e com o conselho dos médicos que o acompanham desde então, que lhe sugeriram que abrandasse o ritmo intenso com que vivia, para que se possa cuidar e dar continuidade à recuperação que até aqui tido.
“Gosto muito de servir as populações, mas para não prejudicar a recuperação tenho que ter algum abrandamento”, salientou o autarca, que esclareceu ainda que a substituição apenas se efetivará após a Assembleia Geral da Ecolezíria, que se realizará em breve.
Carlos Coutinho salientou que o abrandamento da sua atividade não o impedirá de continuar a gerir o Município de Benavente. “Aquando da campanha para este mandato assumi que o iria levar até ao fim, e será isso que farei”, afirmou, acrescentando que haverá mais algumas posições de que deverá prescindir por forma a se dedicar integralmente, e no seu “novo ritmo” ao concelho de Benavente.
A Ecolezíria tem como objeto principal a recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos produzidos na área dos Municípios associados na RESIURB, nomeadamente nos Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos, servindo mais de 120 mil habitantes, uma área geográfica de 2.356 km2e uma produção aproximada de resíduos de 63.000 toneladas/ano.