Guarda-redes do Marinhais pode ficar anos impedido de entrar em recintos desportivos

8 Março 2023, 23:06 Não Por Redacção

Francisco Lacão, de 27 anos de idade, guarda-redes do Grupo Desportivo Marinhais, que no último domingo pontapeou violentamente um adversário naquele que seria o seu “último jogo”, pode agora ficar impedido de entrar em recintos desportivos durante vários anos.

Fonte oficial da Guarda Nacional Republicana (GNR) confirmou ao NS que os militares presentes no Campo n. º1 do Complexo Desportivo Municipal de Marinhais elaboraram um auto de notícia sobre a ocorrência, vivida não só dentro de campo, como também as invasões de campo, arremesso de objetos e agressões verificadas já no final do encontro.

De acordo com o Tenente-coronel Miguel Silva os factos foram transmitidos não só às instâncias desportivas, Associação de Futebol de Santarém, como também ao Ministério Público de Benavente, onde o processo segue agora os trâmites legais.

Já esta semana a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), informou que irá também proceder “ao envio para o Ministério Público de Benavente de toda a informação compilada que se afigure útil para a prossecução da justiça, atendendo à competência das autoridades judiciárias para a investigação de matéria criminal”, de modo a julgar o caso também na justiça civil.

Apesar de Francisco Lacão ter vindo já anunciar que este foi o seu último jogo, e que se sente “envergonhado como jogador e como homem”, a Associação de Futebol de Santarém deverá já esta semana suspender preventivamente o jogador, até à conclusão do processo, que determinará a pena desportiva.

Tanto o Grupo Desportivo Marinhais como o Atlético Clube Recreativo Espinheirense vieram já lamentar toda a situação. O Espinheirense veio mesmo apelar à aplicação de uma pena exemplar ao jogador, que recorde-se, já quase no final dos 90 minutos, agrediu barbaramente um adversário.

____________________ ____________________