Grandes eventos são aposta ganha no turismo escalabitano

29 Abril 2023, 19:42 Não Por Redacção

À margem da inauguração de mais um evento cultural e turístico, o vice-presidente da Câmara de Santarém, João Leite, referiu que a aposta nos grandes eventos na cidade é uma das estratégias para o desenvolvimento turístico do concelho.

Os grandes eventos representam vários níveis, ou seja, há grandes eventos como a iniciativa privada que vamos ter com a Mariza a 23 de Junho, ou eventos como o Cortes & Lendas apoiado pela Câmara de Santarém e ainda os grandes eventos desportivos como o Santarém Cup e outros eventos e campeonatos nacionais que trazem muita gente até nós”, referiu João Leite.

Esta estratégia tem-se mostrado uma aposta ganha na perspectiva do autarca que confidenciou ao Notícias do Sorraia uma conversa com o administrador do Santarém Hotel. “Há muito pouco tempo dizia-me que Santarém tinha dois ou três picos (de dormidas) ao longo do ano. Hoje já não consegue dizer qual o momento alto ao longo do ano porque todos os meses acontecem eventos sejam eles desportivos, culturais ou empresariais. Hoje, por exemplo, recebemos um evento empresarial da E-Redes no CNEMA, com praticamente mil pessoas”, acrescentando que são estas iniciativas que contribuem para a dinâmica e crescimento da economia local. O autarca referiu também que compete ao município facilitar aos agentes privados para que continuem a escolher Santarém para organizar os seus eventos e iniciativas.

Nos eventos que nos comprometemos a promover como as Festas de São José, o Cortes & Lendas, o Festival Nacional de Gastronomia, o Reino de Natal, ou a Passagem de Ano, entre outros, são da nossa inteira responsabilidade. Nos eventos de iniciativa privada queremos dizer que estamos presentes e apoiar porque sabemos que isso faz com que aumente a visitação ao concelho de Santarém e o turismo”, explicou o autarca, que considera que esta estratégia tem sido uma aposta ganha tendo em conta o investimento privado na área da hotelaria que tem havido no concelho, revelando que o executivo já reuniu com um investidor privado que vai construir uma unidade hoteleira de cinco estrelas na freguesia de Almoster. Está neste momento a ser construída uma unidade hoteleira no Alto do Vale. O Hotel Amália, junto ao Continente, vai ser uma realidade, segundo João Leite, que diz que a obra deve arrancar no final deste ano ou no início do ano que vem. “O privado sente a necessidade de investir, porque há mais pessoas e mais visitação. Tivemos 45 mil visitas nos nossos monumentos desde que assinámos o protocolo com a diocese e com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, em Julho do ano passado. São muitas pessoas e queremos que venham ainda mais”, vincou o vice-presidente.


Por: André Azevedo

________________

_____________________

_____________________