Governo quer novo aeroporto no Campo de Tiro

1 Maio 2024, 12:33 Não Por João Dinis

O Governo do PSD, liderado por Luís Montenegro terá como solução para o novo aeroporto de Lisboa a implementação da infraestrutura no Campo de Tiro, na freguesia de Samora Correia, anunciou esta semana o jornal ECO.

De acordo com a publicação económica, o Governo irá ter em consideração a avaliação da Comissão Técnica Independente (CTI), que considerou a implementação do novo aeroporto no Campo de Tiro como a mais vantajosa, ficando mesmo à frente da opção Vendas Novas, pela facto de estar mais próximo de Lisboa e ter menor tempo de implementação.

Ainda assim, numa primeira fase o aeroporto na freguesia de Samora Correia deverá vir a ter apenas uma pista, mantendo-se em funcionamento o Aeroporto Humberto Delgado, que deverá mesmo vir a receber obras para aumento do número de voos que possa vir a receber.

Esta parece ser uma solução que agradará também ao PS, indo ao encontro do acordo entre os dois partidos, para se encontrar uma solução consensualizada para a localização da nova infraestrutura aeroportuária.

De acordo com os dados da CTI, o Campo de Tiro poderá ter em 2030 a primeira pista construída, fator que será também determinante para a decisão pela localização  do novo aeroporto nos concelhos de Benavente e Montijo.

Afastada está definitivamente a opção Montijo, que se manterá somente como base militar, sobretudo depois da Agência Portuguesa do Ambiente ter negado a revalidação da Avaliação Ambiental Estratégica.
Esta opção foi mesmo uma das menos consideradas pela CTI.

Santarém parece também ter ficado fora das opções governamentais, sobretudo pela distância que separaria o novo aeroporto da capital portuguesa.

____________________

____________________