Governo lança plataforma com informações sobre os municípios no apoio a famílias e empresas

23 Setembro 2022, 14:23 Não Por Redacção

Foi esta sexta-feira apresentada a plataforma T-Invest, que congrega num só local todas as informações sobre os incentivos e apoios concedidos nos diferentes municípios do País.

A plataforma foi apresentada pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa no Auditório da Direcção-Geral do Território.

“Hoje é um momento de grande satisfação pelo lançamento desta plataforma, que é um projecto de coesão territorial. As equipas dos municípios têm aqui uma montra, um espaço único para divulgarem aquilo que fazem pelas suas gentes, pelos seus territórios”, disse a ministra na sessão de apresentação, afirmando que “este é um instrumento fundamental de planeamento do nosso desenvolvimento regional, mas também de planeamento para utilizarmos os fundos europeus”. 

O T-Invest é de “simples acesso porque temos numa única plataforma, num único visualizador, informação actualizada. Não só para cidadãos e empresas, mas também para quem faz planeamento, quem quer captar investimento para o território, disponível às instituições de ensino, que são absolutamente determinantes nas nossas estratégias de desenvolvimento regional, e às associações empresariais, aos municípios e freguesias”, destacou.

Ana Abrunhosa assegurou que “o T-Invest está preparado para crescer, evoluir, prestar mais informações e para tratar o território de forma mais sistémica” e referiu que, a breve prazo, “será alargada à Madeira e aos Açores”. 

“Trata-se de um projecto que promove a própria concorrência e comparação entre os municípios, o que é bom porque serve também como fonte de inspiração para fazer mais e melhor”, disse a Ministra. “Decidir onde viver, trabalhar ou investir deve ser uma decisão informada e esta plataforma ajudará a tomar decisões acertadas”, concluiu.

Portal T-Invest: tudo o que precisa de saber sobre incentivos e apoios

“Esta plataforma surgiu da constatação de que, apesar de existirem instrumentos a nível regional que permitiam às empresas e aos empreendedores conhecerem a realidade empresarial de cada região, não havia nenhuma ferramenta a nível nacional que agregasse toda essa informação” explicou o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

O primeiro objectivo foi disponibilizar “em qualquer ponto do território, em qualquer município do País, que áreas de localização empresarial existem, quais são os lotes livres e que áreas têm, qual é a infraestruturação existente, se há escolas de formação profissional naquela zona, a que distância ficam de nós rodoviários, aeroportos e portos”.

Num segundo momento, a ferramenta, que inicialmente se dirigia apenas às empresas, passou a incluir informação útil para todas as pessoas e famílias, que “poderão ver o que cada município lhes pode oferecer ao nível da habitação, programas de apoio social, preço da água praticado, pequenas coisas que podem ajudar o nosso dia-a-dia, e, sobretudo, permite fazer opções de forma informada, caso, por exemplo, queiram mudar de município”, disse o Secretário de Estado.

Carlos Miguel disse ainda que esta plataforma pode ser usada para dar visibilidade “aos territórios, mostrando a sua atractividade, e que apesar de estar dirigida às empresas e aos empreendedores, às pessoas e às famílias, vai seguramente servir o Governo, as CCDR, as CIM, os municípios e todos quantos a queira usar”.

O Secretário de Estado frisou ainda que a ferramenta foi construída prevendo que possa ter mais funcionalidades no futuro, “esta chave de fendas tem todas as possibilidades para se transformar num canivete suíço”. 

Dos 278 municípios do Continente, 260 aderiram já à plataforma, “mas só ficaremos satisfeitos quando tivermos os 278 e chegarmos aos 30 das Regiões Autónomas”, disse Carlos Miguel.

“O nosso trabalho para o futuro será o de cativar e mobilizar os municípios para a plataforma, no sentido de a actualizarem, em parceria com as CCDR, para ser um instrumento vivo”, concluiu.

________________

________________________