Governo investe 4.1 Milhões de euros na segurança da Barragem de Magos

23 Maio 2022, 12:24 Não Por Redacção

O Governo, através do Ministério da Agricultura, irá investir 4.1 Milhões de euros na melhoria das condições de segurança da Barragem de Magos.

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, aprovou na passada sexta-feira, o projecto da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia (ARBVS) referente à barragem de Magos, no concelho de Salvaterra de Magos, financiado a 100% no âmbito do PDR. 

De acordo com o Governo, “as obras abrangem a beneficiação do descarregador de cheias, da descarga de fundo e tomada de água, a substituição das comportas e implementação de comando à distância, a instalação de sonda de medição do nível da albufeira e de medidor de caudal na conduta de descarga”.

A Barragem de Magos, cujas obras foram concluídas em 1938, foi a primeira albufeira destinada ao regadio de grandes dimensões a ser construída em Portugal, ocupa uma área de 90 hectares e “o investimento visa o cumprimento do Regulamento de Segurança de Barragens, com vista ao restabelecimento da total operacionalidade dos equipamentos”, reforça o Ministério da Agricultura.

A Barragem de Magos está em funcionamento há mais de oito décadas e permite a rega de cerca 500 hectares das mais diversas culturas de regadio.

Contactado pelo NS, José Núncio, Presidente da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia (ARBVS), salienta que “a aprovação deste projecto vem na sequência de outros anteriormente aprovados para as barragens do Maranhão e Montargil, onde se encontram a decorrer as obras”. Com este projecto a Barragem de Magos “fica dotada de sistemas de segurança modernos, no cumprimento de todas as normas em vigor”.

Para o Governo, a gestão eficiente da água é um dos factores fundamentais de coesão e resiliência do território, pelo que “as obras de requalificação e modernização na Barragem de Magos, inserem-se numa estratégia global mais vasta no combate à seca e às alterações climáticas e permitem concretizar um compromisso com várias décadas, assumidos no Plano de Ordenamento da Albufeira de Magos (POAM) em 2008”. 

________________

_____________________

_____________________