Governo cria programa “Mochila Leve” para proteger alunos

19 Julho 2019, 10:24 Não Por Redacção

“Mochila Leve”, é o nome da campanha de sensibilização para a questão do peso excessivo das mochilas, que está já a ser divulgada em todas as plataformas e serviços da área de governação da Educação, em particular em www.manuaisescolares.pt.

Esta é uma plataforma, que disponibiliza gratuitamente manuais do 1.º ao 12.º anos, alcançando 1,2 milhões de alunos e respectivas famílias.

A campanha chegará também a todas as escolas e entidades como associações de pais e de estudantes, directores na perspectiva de que todos estão convocados para fazerem o que está ao seu alcance.

Esta campanha, que desafia alunos e encarregados de educação, escolas e professores a seguirem cerca de duas dezenas de recomendações, que incluem medidas de planificação, gestão do material escolar e iniciativas que podem envolver os encarregados de educação – tem lugar de destaque no sítio e na app da plataforma www.manuaisescolares.pt.

Nos últimos anos têm vindo a ser implementadas algumas medidas que contribuem para a redução do preso das mochilas:
• os livros são hoje mais leves e estão divididos em volumes;
• já são disponibilizadas licenças digitais gratuitas associadas aos manuais, abrindo caminho à sua progressiva desmaterialização;
• e o uso de cacifos é uma prática cada vez mais frequente nas escolas.

Todavia, como referido, é chegada a hora de desafiar todos a fazerem o que está ao alcance de cada um para que, em conjunto, seja possível que os alunos transportem mochilas cada vez mais leves. Bastam, por vezes, mudanças de hábitos simples, rotinas facilmente alteráveis e atenção aos pormenores que podem fazer a diferença’, salienta fonte do Ministério da Educação em comunicado.

Existe ainda um desdobrável, que pode ser consultado AQUI, com indicações e dicas, para alunos, pais e professores.

________________

_____________________

_____________________