Governo assegura testes rápidos em todas as campanhas agrícolas

9 Abril 2021, 14:49 Não Por Redacção

O Governo anunciou esta sexta-feira, 9 de Abril, que irá realizar testes rápidos à Covid-19, em todas as campanhas agrícolas.

A primeira acção decorreu hoje, em São Teotónio, Odemira, contando com a presença da Ministra da Agricultura, Maria da Céu Antunes, a Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional (coordenador no Alentejo das medidas de combate à COVID-19), Jorge Seguro Sanches.

Neste contexto, a titular da pasta da Agricultura sublinhou “que o que está a acontecer nesta região será replicado noutras regiões do país, durante todas as campanhas, inclusive nas vindimas. Portanto, só iremos terminar no final do ano. O Governo irá assegurar que os testes rápidos se realizam com o apoio da Cruz Vermelha. As empresas têm de se responsabilizar por criar as condições de realização destes mesmos testes, bem como de isolamento e de segurança aos trabalhadores, e não podemos esquecer que as autarquias têm aqui um papel muito importante. Aliás, a Câmara Municipal de Odemira comprova exactamente isso”.

Em declarações à imprensa, a Ministra da Agricultura evidenciou o carácter fundamental da realização de testes em massa na prevenção de surtos e explicou, ainda, que “este território é dos mais complexos, daí ser tão importante a garantia da testagem e o acompanhamento dos fluxos dos trabalhadores, bem como as devidas condições de isolamento, mediante, claro está, o empenho das diversas Áreas Governativas, a corresponsabilização das empresas neste processo e o apoio das Câmaras Municipais. Só assim será garantida a segurança dos trabalhadores, bem como a realização das colheitas”.

No encontro com empresários, que ocorreu após a visita, a Ministra Maria do Céu Antunes, assumindo como prioritária a protecção dos trabalhadores, lembrou os impactos decorrentes da não realização das colheitas devido a surtos e reforçou que este é um esforço colectivo, “o Governo está empenhado em garantir condições que viabilizem a realização de testes em massa e as empresas têm o dever de proporcionar condições para que estes testes sejam realizados e para que os seus trabalhadores estejam em segurança”.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________